sábado, abril 27, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    A Escolinha de Skate do Bob, projeto social nascido e desenvolvido em Rondonópolis há 7 anos, foi destaque entre outras 134 ações presentes em todo o mundo e reconhecida mundialmente pela pesquisa Goodpush 2023, inciativa da organização internacional sem fins lucrativos Skateistan, que utiliza o skate e a educação para capacitar crianças globalmente, com sede em Berlim, na Alemanha.

    A pesquisa foi publicada no final de janeiro e reúne projetos de países como Estados Unidos, África do Sul, Afeganistão, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Brasil, França, México, Noruega, Etiópia, Zâmbia, entre outros. Para serem reconhecidos, os projetos são inscritos e submetidos a critérios de avaliação. “O objetivo desta pesquisa anual – em execução desde 2018 – é compreender e documentar melhor os objetivos, o impacto e as atividades do mundo do skate social e apoiar projetos de skate social através da criação de recursos, treinamentos personalizados e acesso a uma rede mais ampla”, destaca a organização. A Escolinha do Bob se juntou a outras 24 ações sociais de transformação e inclusão por meio do esporte, mais especificamente o skateboard, espalhadas pelo Brasil.

    Além da prática esportiva em si, a pesquisa considera como relevantes elementos sociais presentes nos projetos, como: compreensão e respeito cultural, habilidades de comunicação e orientação, empatia e compaixão dos treinadores de skate, etc. “Este ano, também vemos o maior orçamento total combinado de projetos de skate desde o lançamento da pesquisa em 2018, demonstrando a notável resiliência dos projetos que regressam à força total após os desafios da COVID-19″, destaca.

    A pesquisa completa e detalhada já está disponível na internet, no site da Goodpush. (sugestão de hiperlink: https://www.goodpush.org/blog/2023-social-skateboarding-survey-results-are-out).

    A Escolinha

    A Escolinha de Skate do Bob funciona há 7 anos em Rondonópolis levando a cultura do skate e atuando na capacitação e formação cidadã de meninos e meninas. O projeto é ministrado pelo professor Igor Vinícios de Souza, mais conhecido como Bob. Nas redes sociais do projeto, ele comemorou o reconhecimento mundial. “Seguimos firmes transformando vidas e levando o impacto social através da ferramenta chamado skate. Obrigado a todos que fortalecem de alguma forma a escolinha”.

    O projeto social, hoje com registro e sede própria, se mantém por meio de iniciativas parceiras, vaquinhas, eventos, apoios e patrocínios. O projeto conta também com o apoio parlamentar do vereador Dr. José Felipe Horta (Podemos), que destinou parte das chamadas emendas impositivas à manutenção e custeio da Escolinha. “O que a nossa sociedade quer e precisa é de ações que verdadeiramente promovem a transformação, por meio do esporte, da educação, da inclusão. Esta é a importância do projeto social. Hoje, eu me sinto muito orgulhoso em ver a Escolinha do Bob reconhecida em nível mundial, pois isso é a certificação de um trabalho construído com amor e que conta com todo o meu apoio, enquanto agente público, gerando frutos e formando nossos pequenos rondonopolitanos”, argumenta. Neste ano, o aporte financeiro destinado pelo parlamentar ao projeto será de R$100 mil.

    Matrículas Abertas

    A Escolinha do Bob atualmente conta com aproximadamente 40 alunos, crianças e jovens a partir dos cinco anos de idade. As matrículas para as turmas de 2024 estão abertas para as aulas nos pólos dos bairros Monte Líbano e Colina Verde, totalmente gratuito. No Instagram, o perfil Escolinha de Skate do Bob traz mais informações. 

    O projeto, conta o professor Bob, nasceu da inspiração trazida por outras ações sociais e hoje se consolidou em Rondonópolis. “Esse mapeamento, essa pesquisa, é fruto de um trabalho sério e sólido que a gente vem desenvolvendo ao longo desses quase oito anos. Foram muitos desafios e muitas batalhas, mas chegamos até aqui”, comemora Bob, que se formou professor também graças a um projeto social. “Foi através do projeto social que me libertei do mundo das drogas. Por isso, sou testemunha e prova viva de que todo projeto social é importante para a sociedade em geral, seja ele qual for. É fazer o bem. É transformar!”, finaliza.

    Assessoria

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL