sexta-feira, maio 10, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Farpas de Dantas| Coluna de Política Digital

    Queridos Leitores da nossa Coluna de Política Digital, chegamos para mais uma rodada.

    Essa semana as Farpas estão preocupantes

    Filas intermináveis, longas horas de espera para atendimento, dentistas sem poder atuar por falta de insumo, as farmácias municipais sem medicamentos, déficit de profissionais, estrutura deteriorada…

    Essa é a realidade da saúde em Rondonópolis,l e essa condição levou os vereadores, na sessão da ultima quarta-feira, 24, aprovarem um requerimento de convocação da secretária municipal de saúde, Ione Rodrigues, para dar explicações.

    E diante de tudo isso, houve quem tentasse defender a gestão e derrubar o requerimento de convocação da secretária.

    Mais uma vez o vereador Reginaldo Santos tentou, digamos que, desesperadamente, impedir a aprovação de tal requerimento que tem como principal motivação receber a secretária em sessão para prestar contas dos motivos que permitiram que a saúde chegasse a essa situação.

    E isso tudo marcou o momento complicado que vive a gestão Zé do Pátio, que outrora tinha ao seu lado a grande maioria dos vereadores que acompanhavam as defesas e alinhamentos apresentados pelo líder do prefeito na Casa de Leis e dessa vez foi voto vencido.

    É claro que isso exprimi o novo momento vivenciado pelo poder legislativo, porém, não podemos esquecer que há pouco tempo atrás a realidade era bem diferente onde a gestão possuía uma base mais encorpada, resultando sempre no sucesso dos desígnios do executivo a exemplo do que ocorreu em 2021, relembrado pela vereadora Kalynka Meirelles em tribuna nessa semana, quando defendendo o rateio da sobra do FUNDEB para os professores, ela usou da mesma ferramenta legislativa para convocar a secretária de educação para comparecer na sessão seguinte e levar esclarecimentos sobre o assunto e seu Requerimento não foi aprovado pela maioria dos vereadores.

    Teria a proximidade do pleito eleitoral relação com tal mudança de posicionamento?

    O fato é que a coisa não tá fácil para o vereador Reginaldo Santos.

    Ainda sobre a saúde

    Outro fato bastante abordado na semana foi o desligamento da médica, especialista em saúde vascular e intensivista, Dra. Luciana Horta, dos atendimentos no Hospital Cristyan Mary da Silveira e Lima, o Hospital da Lions.

    Esse fato saltou aos olhos da sociedade e da classe política, uma vez que estamos passando por um período crítico na saúde e que o nome de Luciana Horta tem sido ventilado como possível vice-prefeita na chapa do Deputado Claudio Paisagista.

    Os defensores de Pátio atribuem tal feito a recomendação emitida pelo Tribunal de Contas referente aos muitos vínculos laborais da médica, mas uma recomendação não é uma ordem taxativa e o momento da dispensa deixa alguns entendimentos subliminares no ar.

    Pois bem, mais uma vez lançamos mão da frase que intitula o famoso poema de Carlos Drummond de Andrade: E agora José?

    Fogo no Parquinho, opa, opa, na Assembleia

    Os deputados estaduais Thiago Silva e Cláudio Paisagista, ambos pré-candidatos a prefeito, discutiram durante sessão da última quarta-feira, 24.

    O deputado Thiago Silva apresentou o Projeto de Lei n.° 952/2021, que prevê a inclusão do número de WhatsApp do Procon Estadual nas notas fiscais dos estabelecimentos comerciais e o Deputado Claudio disse que votaria contra alegando se tratar de projeto obsoleto e que gera obrigações ao empresário.

    Thiago Silva defendeu seu projeto dizendo que a lei já existe e que a proposta era de acrescentar o contato do WhatsApp como uma forma de garantir mais transparência aos consumidores.

    A discussão gerou “troca de farpas” entre os pré -candidatos saindo, inclusive, do campo da propositura, o que, muito provavelmente, alegrou o terceiro pré-candidato à prefeitura.

    Na corrida das cadeiras

    Um nome forte e bastante conhecido em Rondonópolis, tanto por sua atuação profissional quanto por ações desenvolvidas em prol da sociedade, é do Defensor Público Valdenir Pereira, ou, simplesmente, Defensor Valdenir.

    Valdenir, que tem como primeira formação o curso de Ciências Contábeis, iniciou sua vida profissional atuando como contador, porém, como seu irmão já estava universo forense e, motivado por entender as vertentes jurídicas e lutar por justiça, após o covarde assassinato de seu pai no município de Juscimeira, graduou-se em Direito, materializando seu desejo por paridade, podendo contribuir com os que precisam de defesa mas não tem recursos para isso, ao tornar-se, através de concurso, Defensor Público.

    Em Rondonópolis, sua cidade natal, atuou na guarda-mirim, contribuindo na formação de muito cidadão de bem, e, acreditando na interferência direta da política na sociedade, enveredou-se nesse caminho.

    Foi candidato a vereador por 3 vezes, com expressiva votação nos 3 pleitos, inclusive superando a quantidade de votos de vereadores eleitos, porém, não assumindo cadeira legislativa por conta do quociente eleitoral.
    Tranquilo e com liberdade de atuação e decisões, ele coloca, mais uma vez seu nome à disposição.

    Defensor Valdenir é a prova do dito popular “fazer do limão uma limonada”, pois soube tirar da tragédia subsídios para atuar em favor da população e promete fazer bonito no pleito de 2024.

    Dia do Trabalhador

    Não esqueçam que dia 01/05, quarta-feira, é feriado: Dia do Trabalhador e nós do Marreta Urgente homenageamos todos os trabalhadores.

    Que você sempre encontre condições dignas para continuar exercendo as suas tarefas e superar os desafios diários.

    Para todos aqueles que se dedicam, se esforçam e enfrentam leões todos os dias em busca de uma vida melhor, hoje você tem a oportunidade de construir o amanhã que você deseja. Feliz Dia do Trabalho!

    Essas foram as Farpas da semana, Senhoras e Senhores!

    Vou ficando por aqui, mas te encontro na próxima semana com mais farpas de Dantas

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    FESTA DAS NAÇÕES 2024

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL