A guerra entre Hamas e Israel pode ter uma trégua de dois meses em breve. Os Estados Unidos lideram uma negociação que visa libertar mais de 100 reféns mantidos pelo Hamas e a pausa no embate.
De acordo com o The New York Times, o trato pode ser selado nas próximas semanas.
As negociações darão mais um passo neste domingo (28/1) quando os envolvidos nas conversas estarão reunidos em Paris, na França. O diretor da CIA, William J. Burns, vai se encontrar com autoridades do Egito, do Catar e de Israel.
Ainda segundo o jornal estadunidense, os líderes do Egito e do Catar serviram como intermediários com o Hamas, para que as divergências com as propostas feitas pelo o presidente norte-americano Joe Biden fossem contornadas.
Mortes no conflito
O Ministério da Saúde palestino indicou, no último domingo (21/1), que 25.105 pessoas morreram na ofensiva israelense na Faixa de Gaza desde 7 de outubro. Apenas nas últimas 24 horas, 178 palestinos foram mortos.
O número de vítimas – mais de 25 mil mortos e quase 63 mil feridos – é subestimado. O Hamas afirma que muitos corpos estão sob os escombros dos bombardeios. Já as Forças Armadas israelenses declararam ter “eliminado terroristas” em Khan Yunis.