Veículos pesados e ônibus de viagens não liberados terão que trafegar por uma rota alternativa para ter acesso à Chapada dos Guimarães, após novos deslizamentos no Portão do Inferno, no ponto turístico localizado na MT-251, estrada que liga Cuiabá e Cidade Serrana (47 km da Capital). A pista no trecho está funcionando de forma parcial, diante dos riscos de novos desmoronamentos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), uma das opções é sair de Chapada até Campo Verde pela MT-251 e acessar a MT-140 na altura do posto Gardez e depois ir pela BR-070 em direção a BR-163,sentido Cuiabá. No sentido oposto, os veículos devem ir pela BR-163, até a BR-070, onde chegarão a Campo Verde e podem se deslocar até Chapada dos Guimarães pela MT-251.
Devido a restrição na região do Portão do Inferno, veículos tem buscado a rota pela MT-020 em direção a Água Fria e depois a MT-246 para Manso. No entanto, o trecho de 33 km da MT-246 não está implantado e, por isso, não suporta o trânsito de caminhões com mais de 24 toneladas.
Uma simulação realizada pelo Google Maps, mostra que o trânsito por Campo Verde tem previsão de duração similar ao de Água Fria, em torno de duas horas e quarenta minutos.