Celebrar os 69 anos de Rondonópolis neste dia 10 de dezembro é celebrar a história de um povo gigante, que tem tornado nossa cidade essa potência que vimos e vivenciamos diariamente. Afinal, história se constrói com pessoas, no coletivo e, a cada novo ano, temos visto o quanto quem mora em Rondonópolis tem se dedicado a fazê-la um lugar melhor para viver.
Este é meu segundo ano como vice-prefeito, sendo que nesse período tive a oportunidade de ocupar a cadeira de chefe do Executivo, e essa experiência me orgulha não apenas como homem público, mas principalmente como cidadão que nasceu, cresceu, empreendeu, constituiu família nessa cidade.
Como gestor público vejo de perto o esforço de milhares de pessoas para que esse crescimento não pare, para que avencemos e possamos romper em áreas que ainda precisam de mais atenção. Para isso, precisamos também consolidar os patamares conquistados, e que comemoramos hoje.
Os números mostram o tanto que o que não falta aqui é trabalho, é dedicação. Vejam por exemplo alguns que trago, como o fato de Rondonópolis ser a cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do interior de Mato Grosso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a cidade apresenta um PIB superior a R$ 11,3 bilhões, superando o segundo colocado entre as cidades do interior do estado em 31,94%, que é Várzea Grande, cujo PIB é de pouco menos que R$ 8,6 bilhões.
Também somos o município que mais gera empregos em Mato Grosso, depois da Capital. Os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que Rondonópolis possui 68.456 trabalhadores formais. Somente em 2022 já são 5.908 novos postos de trabalho gerados.
Reflexo do investimento de empreendedores, que nos levam ao posto de cidade com maior número de empresas ativas no interior de Mato Grosso. Graças ao ambiente propício, localização, gestão pública de qualidade, a cidade tem atraído novos investimentos.
Tanto que, segundo dados do Ministério da Economia, Rondonópolis conta hoje com 29.093 empresas ativas, estando entre as cidades mais eficientes no processo de abertura, exigindo em média 20 horas entre a viabilidade e o registro. Celeridade que se explica pela inclusão do município na Redesim, como também a existência da lei de liberdade econômica que apoia a iniciativa privada na cidade.
Na nossa condição de vice-prefeito, por exemplo, vivenciamos isso de forma intensa e buscamos ser sempre parceiros da iniciativa privada – que aliás é minha origem e primeira atividade.
Por fim, temos consciência de que ainda precisamos avançar, mas também temos a tranquilidade de reconhecer que, com 69 anos, podemos considerar Rondonópolis uma jovem em ascensão constante, que rompe obstáculos e conquista lugares de potência cada vez mais. Isso nos anima e aponta para um caminho ainda mais promissor.
Parabéns Rondonópolis. Parabéns a toda população que tem construído essa história.
AYLON ARRUDA é vice-prefeito de Rondonópolis e empresário.