sábado, maio 18, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Mais de 1 milhão de pessoas em MT não tiveram comida suficiente ou adequada em 2023, diz IBGE

    Mais de 1 milhão de pessoas em Mato Grosso não tiveram comida suficiente ou adequada em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, o estado possui 3,6 milhões de habitantes, ou seja, um terço da população estava em situação de insegurança alimentar.

    De acordo com o IBGE, moradores de 343 mil domicílios em Mato Grosso viveram nessa situação no ano passado. Esse número corresponde a 28% do estado.

    Em 2022, 285.624 famílias estiveram nessa situação precária, segundo dados da Secretaria Estadual e Assistência Social (Setasc-MT). Houve um aumento de 20% do número de famílias vivendo nessas condições.

    O termo insegurança alimentar é dado quando a condição do indivíduo ou da família não possuem acesso ou possuem acesso precário a uma alimentação adequada, seja pela falta de recursos financeiros ou escassez de comida no local em que vive.

    O IBGE classifica a insegurança alimentar em três níveis: leve, moderada e grave.

    A insegurança alimentar leve é quando há falta de qualidade nos alimentos e uma certa preocupação ou incerteza quanto o acesso aos alimentos no futuro. Em Mato Grosso, 712 mil pessoas viveram nessas condições. São 225 mil domicílios correspondo a 19,7% do estado.
    Já a insegurança alimentar moderada é quando há a falta de qualidade e uma redução na quantidade de alimentos entre os adultos. No estado, foram registradas 191 mil pessoas pessoas nessa situação, sendo 69 mil domicílios.
    Outras 134 mil pessoas tiveram insegurança alimentar grave, que é quando há a falta de qualidade e redução na quantidade de alimentos também entre as crianças. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no lar. Em Mato Grosso 50 mil domicílios viveram nessas condições.
    Por outro lado, a segurança alimentar é classificada como o acesso pleno e regular aos alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. No estado, 2,5 milhões estão em segurança alimentar.

    A Setasc-MT também informou a quantidade de municípios e famílias em situação de vulnerabilidade, em 2022. Classificado com muita alta vulnerabilidade, a secretaria informou que 46 municípios do estado estavam nesta lista. Ao todo, 111.437 famílias foram contabilizadas.

    Em situação de alta vulnerabilidade, o estado possuía 79 municípios, com 155.421 famílias. Já em média vulnerabilidade foram 16 municípios, com 18.766 famílias.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT|VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

    FESTA DAS NAÇÕES 2024

    BRASIL