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    Aylon conhece no sul do Brasil cidades que implantaram a tarifa zero com excelentes resultados para mobilidade urbana e qualidade de vida da população

    O vice-prefeito de Rondonópolis Aylon Arruda esteve na última semana cumprindo agenda de trabalho, na região sul do país. O gestor conheceu dois bons exemplos de implantação da tarifa zero, no transporte coletivo.

    A primeira parada foi no município de Paranaguá, cidade litorânea do Paraná, com quase 150 mil habitantes. A Prefeitura local implantou o sistema de tarifa zero em março de 2022. Passados pouco mais de 20 meses, os resultados são expressivos.

    A tarifa zero gerou economia de R$ 45 milhões para os usuários do transporte público de Paranaguá. Parte desse montante foi gasto no comércio local. Outra boa notícia foi a redução expressiva nos números de acidentes. “Olha que interessante, antes a população deixava essa ‘bolada’ nas catracas. Hoje esse dinheiro vai para o comércio. Estamos falando de incremento de 30% no giro local. Outro detalhe que é de extrema importância é na saúde. A redução nos acidentes de trânsito foi de 40%. São números que chamam atenção e comprovam como esse modelo tem total viabilidade, inclusive na cidade de Rondonópolis”, destaca Aylon.

    O pré-candidato a prefeito de Rondonópolis lembra que o município paranaense viveu situação parecida com Rondonópolis. Durante mais de 20 anos passou por redução constante no número de passageiros. “Hoje a realidade é bem diferente, são quase 60 mil pessoas transportadas a custo zero, todo mês. É válido mencionar que à medida que impactou positivamente vários setores em Paranaguá, consome menos de 4% do orçamento do município”.

    Do Paraná, Aylon seguiu para Santa Catarina, onde conheceu em Balneário Camboriú outro bom exemplo de implantação da tarifa zero. O sistema funciona há 5 meses no município de 150 mil habitantes. “Quem conhece Camboriú sabe que a cidade por ser muito visitada por turistas tem muitos veículos de passeio circulando pelas ruas. A tarifa simplesmente colocou boa parte da população dentro do ônibus. São 65 mil pessoas que optaram pelo transporte coletivo. Isso é sensacional, o impacto no trânsito foi imediato”.

    A jovem liderança rondonopolitana pediu estudos do aplicativo que informa um ‘raio-x’, do transporte coletivo, com acesso ao mapa da cidade com linhas, itinerários e localização dos carros. “Essa tecnologia possibilita ao passageiro saber onde está o veículo daquela linha, quando ele chega ao ponto, se tem outro carro passando próximo ao local que ele aguarda pelo transporte, ou ainda conexões mais rápidas. Além disso, consegue oferecer o tempo de viagem até o percurso que o usuário escolheu. Isso é respeito à população, compromisso, modernidade e desenvolvimento. É isso que queremos para Rondonópolis dos próximos 30 anos. Vamos trabalhar pesado para implantar esse grande projeto, que fará história em nossa cidade, o quanto antes. A tarifa zero é muito viável e será uma realidade em Rondonópolis”, completa Aylon.

    Assessoria

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