quarta-feira, junho 19, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    FARPAS DE DANTAS: Coluna de Política Digital

    Queridos leitores da nossa Coluna de Política Digital, chegamos para mais uma rodada.

    Com um solzinho que resolveu aparecer e alegrar a vida dos rondonopolitanos.

    Vamos iniciar nossa coluna com uma notícia um tanto inesperada.

    Nosso gestor mor, sem maiores explicações, enviou a Câmara Municipal uma convocação de Sessão Extraordinária que deverá acontecer na segunda-feira, 03, às 9h.

    A particularidade de tal convocação está no fato da falta de explicação, ou seja, não foi informado aos legisladores, pelo menos a grande maioria, a pauta da sessão; levando os vereadores de oposição desconfiarem da possibilidade de mais uma manobra para compelir o Poder Legislativo a votar e aprovar os Projetos de Lei de estruturação e criação de novos cargos.

    Caros leitores, afim de contextualizar, é importante lembrar que tais Projetos já foram inseridos e retirados da pauta de votação da Casa de Leis por 7 vezes, numa tentativa exasperada do Executivo por aprovação. Ocorre que, o líder do prefeito ao entender que não teria a maioria dos votos, afim de conquistar a tão sonhada aprovação, tem feito a retirada dos Projetos da pauta no momento em que a sessão está ocorrendo.

    Isso mesmo senhoras e senhores, se 3 vezes seguidas dá direito a pedir uma música (referência ao quadro criado pelo fantástico na copa de 2018), 7 vezes já tem o gestor mor acumulado 2 músicas partindo para terceira, cumpre lembrar que, teremos aí o bom e velho rock in roll, com direito a passinho do prefeito.

    Brincadeiras a parte, o fato é que estamos em ano eleitoral e ainda que o esforçado líder do prefeito coloque todo seu poder de persuasão em prática, no ímpeto por convencer seus nobres pares, representantes do povo rondonopolitano, que os mencionados projetos tratam, tão somente, de reorganização do organograma laboral da máquina pública, nós, munícipes, sabemos que vai muito além disso, e como gosto de sempre lançar mão dos ditos populares, versos e canções, nesse caso, podemos dizer que “para quem sabe ler um pingo é letra” e nós estamos de olho.

    Enquanto isso…

    O prefeito continua inaugurando caixas d’água, quadras de escola, áreas de lazer, entregando títulos regularização e escrituras e outros movimentos em toda cidade, sempre acompanhado de seu escudo humano, também conhecido como Paulo José, pré-candidato a prefeito por Rondonópolis e presidente do Sanear. Ah, porém, presidente do Sanear somente até o próximo dia 06 de junho, onde, obrigatoriamente, para que possa concorrer ao cargo eletivo, deverá ser exonerado da função.

    E parece que o período escuro sobre a aliança do Prefeito com o Diretório municipal do PT passou…

    Ou seria apenas um arquitetado jogo político? Por enquanto não podemos dizer com exatidão, o fato é que na ultima reunião das forças progressistas, apesar da ausência do grande líder Zé Pátio, a condução ficou por conta de Paulo José e Carlos Augustin – Teti, acalmando os ânimos dos preocupados com uma possível ruptura.

    Contudo, caso o Governo Federal entenda que é preciso ampliar a base aliada, poderá exonerar Carlos Fávaro do cargo de Ministro da Agricultura que volta ocupar sua cadeira no Senado, abrindo para uma possível nomeação de Teti para o cargo de Ministro. Com um cenário desse estabelecido, quem seria o indicado do PT para compor chapa majoritária ao lado de Paulo José?

    Por certo que, enquanto os nomes de cabeça de chapa estão colocados há mais de um ano, apenas afunilando para os principais, os vices, mesmo que com diversas opções colocadas, continuam sendo um grande ponto de interrogação.

    Cabe a nós aguardarmos pelos próximos capítulos e nos atentarmos a importância dessa função, mesmo que ignorada pelo atual gestor mor, que em todos seus mandatos fez questão de minimizar a atuação de seu vice, porém o papel do vice-prefeito é extremamente importante, pois ele é o segundo cargo mais alto do poder executivo municipal, vinculado a Constituição Federal em seu Artigo 29, I e II, que autoriza o vice-prefeito substituir o prefeito em caso de ausência por licença ou outro impedimento, além de que pode e deve exercer função na administração municipal e enquanto o prefeito está em exercício, o vice pode e deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município. Acredite, esse é o papel do vice-prefeito!

    Quanto as 21 cadeiras da Casa de Leis?

    O trabalho para reeleição dos vereadores com mandato está a todo vapor. Busca por apoiadores, carros adesivados, entrevistas à imprensa escrita e falada. Alguns que sequer lembrávamos fazer parte dos 21 estão “pondo a cara no sol” na busca por fazer acreditar que são essenciais para o bom funcionamento da cidade.

    Caríssimos, sim, é certo que o vereador exerce papel de notável proeminência, sendo os que devem representar os anseios da população, criando leis que ofertem qualidade de vida, fiscalizando a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

    Por tudo isso, avalie bem na hora de escolher quem vai te representar. Caso opte por manter o que já faz parte dos 21, analise se ele cumpriu com os requisitos acima citados e se compõem seu projeto manter a coerência com o cargo. Vote consciente, pois o bom funcionamento da cidade é de nossa responsabilidade também. Exerça cidadania com sabedoria.

    O site Marreta Urgente e a Coluna Farpas de Dantas deseja a todos os leitores um mês de Junho abençoado e regado a quentão, milho cozido, canjica, pamonha e danças típicas juninas.

    Essas foram as Farpas da semana, senhoras e senhores!

    Vou ficando por aqui, mas te encontro na próxima semana com mais Farpas de Dantas.

    “As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do editorial do site ”.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL