domingo, abril 28, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    A importância do treinamento para equipe de vendas

    Conheça passos essenciais para treinar a equipe de vendas de forma eficaz

    A importância do treinamento de vendas não é, por assim dizer, uma novidade. Embora ainda existam muitas empresas que resistem em investir no treinamento e na capacitação do time comercial, boa parte delas já entende que treinamento deve ser visto como investimento, não como um custo. 

    Com a pandemia, a concorrência no mercado elevou-se expressivamente em todos os segmentos. Os tempos atuais não são fáceis para quem quer estabelecer ou crescer seu negócio, mas certamente é ainda mais difícil para empresas que não treinam seus vendedores de forma estruturada e regular. 

    “Todas as vezes que eu recebo uma ligação fria de um telemarketing ou consultor de vendas, ou vou em uma loja e sou mal atendido pelo atendente, sinto pena do empresário e do gestor. Todo dinheiro que deixam de ganhar por trabalharem com vendedores sem treinamento poderia fazer uma grande diferença no caixa”, garante o especialista em vendas Diego Maia, considerado o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. 

    Atualmente, o treinamento de equipes de vendas pode ser realizado de diversas formas, e as empresas não precisam ficar restritas ao formato padrão de “curso e sala de aula”. São muitas as possibilidades para treinar as pessoas, possibilidades que transcendem o ambiente formal que aprendemos no passado. 

    “Leitura é treinamento. Podcast é treinamento. Reunião é treinamento. O que proponho às empresas é que elas virem a chave e aproveitem todos os tipos de interação com o time como uma forma de treinar e desenvolver. É o que chamo de ‘mentalidade de desenvolvimento de vendas’”, reforça Diego Maia

    A responsabilidade do gestor comercial no desenvolvimento da equipe

    Uma das maiores utilidades de um bom gestor de vendas é extrair o máximo de frutos possíveis de seu time de trabalho e fazer com que os profissionais se tornem auto suficientes, menos dependentes de suas ações. O erro comum de gestores e  empresários é pressionar por resultados e metas sem ensinar e sem mostrar o que e como deve ser feito. Ou, ainda, aquele faz uma reunião, expõe suas ideias e exigências, e espera que o time chegue no resultado milagrosamente. 

    “Treinar e desenvolver times de vendas é um processo sem fim e deve ser feito de forma full-time. Treinamento não é responsabilidade única do setor de recursos humanos, por exemplo”, enfatiza o palestrante motivacional de vendas Diego Maia. 

    Por que treinar vendedores?

    Alguns líderes negligenciam a importância do treinamento de sua equipe. Mas a verdade é que, além da busca pela excelência – e das metas batidas -, a capacitação tem um papel importante em mostrar para os funcionários – novos ou antigos – o verdadeiro propósito do trabalho que fazem. 

    E quais seriam, na prática, os benefícios de um treinamento de vendas?

    1. Produtividade

    Quando a equipe sabe o que precisa ser feito, ela é mais produtiva. Isso porque as dúvidas e a incerteza são verdadeiras barreiras para executar um bom trabalho.

    Se você notou que a produtividade do seu time caiu, talvez seja tempo de considerar um treinamento para aprimorar habilidades e aparar arestas. Deixar esse processo para depois pode custar muito caro.

    Procure entender qual é o melhor processo de qualificação e execute com todas as pessoas da sua equipe, buscando sanar quaisquer dúvidas. Mostrá-los a importância e a credibilidade do que fazem é a melhor estratégia.

    2. Habilidade de vendas

    Vender é muito mais que apenas conseguir um cliente para consumir um determinado produto. O processo de venda pede estratégia, planejamento e habilidade.

    Durante o treinamento de vendas, reúna os colaboradores que se mostram mais habilidosos na comunicação com o cliente e converse com eles sobre sua abordagem. Desse modo, você entenderá quais são seus pontos fortes e o que pode ser melhorado no processo de vendas.

    Identificar os melhores vendedores e os colocar em prática também é uma boa ajuda para que os demais aprendam. Ter essa área bem desenvolvida na sua empresa é crucial, pois não se trata apenas da venda de um produto, mas da imagem, confiança e autoridade de sua empresa. Aqui você pode conferir as 10 melhores palestras motivacionais de vendas do Brasil. 

    3. Conexão com o cliente

    Pessoas gostam de pessoas. Pessoas pedem empatia.

    Ter vendedores robôs não ajuda nesta missão. O time precisa estabelecer laços de amizade e confiança com o cliente, para que ele saiba que pode contar com sua empresa. 

    Isso porque o ser humano tende a dar prioridade para aquilo ou aquele com o qual mais se desenvolveu emocionalmente. Se sua equipe de vendas se mostrar interessada no que o seu cliente tem a dizer, isso fará toda a diferença.

    Muito mais que saber vender, também é preciso saber conversar. E isso tudo pode ser identificado no treinamento.

    Uma pesquisa realizada pelo CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) com 190 respondentes, mostrou que 80% das pessoas estariam dispostas a pagar mais caso a empresa ofereça uma boa experiência, que ofereça um “algo a mais”.  

    Como escolher o treinamento de vendas certo

    Para isso, é preciso identificar quais são os pontos fortes e fracos de sua equipe. Esse é um processo necessário e que exige muita atenção, pois é nesse instante que você observa quais são as habilidades do seu time e o que precisa ser feito para que ele atinja a excelência.

    Só depois de identificar as habilidades da sua equipe que você deve escolher qual será e como será o treinamento. Afinal, os colaboradores investirão tempo em um processo de qualificação. Se o treinamento for inadequado para aquela situação, tudo será uma perda de tempo.

    Qual o melhor treinamento para a minha equipe 

    Entenda as necessidades da sua equipe. Para escolher o melhor processo de capacitação de funcionários, você precisa entender a trajetória pela qual passaram e, assim, planejar a melhor estratégia para os próximos meses.

    Você pode:

    1. conversar com os colaboradores sobre a abordagem utilizada;
    2. analisar os indicadores de desempenho dos últimos meses, entendendo a razão de cada um;
    3. explorar as verdadeiras metas da empresa;
    4. analisar a meta e traçar um plano para alcançá-la. 

    Leia também: saiba porque uma palestra de vendas é benéfica para sua empresa.

    Tipos de treinamento utilizados atualmente

    Há alguns tipos de treinamento que você deve levar em consideração antes de escolher o certo para a sua empresa. Além de, é claro, decidir se este será ofertado na modalidade EAD, presencial ou híbrido, se é no formato de palestras ou cursos mais profundos. 

    Um curso que tem crescido exponencialmente é a Academia de Vendas do CDPV, a primeira escola de vendas do Brasil. Nela, o participante frequenta um treinamento de vendas semanalmente e tem acesso, a qualquer tempo, a todo o portfólio de treinamentos on line do CDPV, com material e certificado inclusos. 

    Seja como for, antes de decidir por esta ou aquela solução de treinamento, leia o artigo “Como contratar um palestrante de vendas que traga resultados para sua equipe”. 

    Quem é Diego Maia?

    Diego Maia possui sete livros de vendas e gestão de vendas publicados e apresenta um dos podcasts de vendas mais ouvidos do Brasil, o  BóraVoar. Considerado um dos melhores palestrantes de vendas do Brasil, Diego Maia, além de fundador do CDPV, é sócio da startup V3 Rental, especialista em aluguel por temporada no Rio de Janeiro e aluguel por temporada em Búzios, e idealizador do site Pílulas de Otimismo

    No blog do Diego Maia você pode encontrar conteúdos agregadores como estes aqui: 

    1. Dia do Vendedor: como comemorar e homenagear seus profissionais de vendas
    2. As melhores frases motivacionais para equipes de vendas
    3. As 15 melhores dinâmicas de vendas
    4. Como fazer fechamento de vendas

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL