quarta-feira, junho 19, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Temperaturas acima da média e chuvas isoladas: veja como será o clima em junho

    O mês de junho deve ser de clima ameno, com temperaturas acima da média, e chuvas isoladas em algumas regiões do país. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que observou anomalias de precipitação e temperatura média do ar.

    A previsão indica que as temperaturas deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central devido à redução das chuvas. Nas regiões Norte e Nordeste, os termômetros podem ultrapassar 26ºC, enquanto a região Centro-Oeste e o norte da região Sudeste devem registrar máximas entre 20ºC e 24ºC.

    Já em áreas de maior altitude da região Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Podem ocorrer geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude. Isso acontece devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura – comum para época do ano.

    Em relação às chuvas, o Inmet aponta para milímetros acima da média na faixa norte da região Norte, leste da região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da região Norte, interior da região Nordeste e oeste da região Sul, são previstas chuvas próximas da média climatológica.

    Confira a previsão para os primeiros dias do mês (3 a 12 de junho):

    • Região Norte: os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no noroeste do Amazonas, norte do Pará, além de áreas do oeste do Acre, Roraima e Amapá, com acumulados que podem superar os 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 30 mm.
    • Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 60 mm. Entre os Estados do Maranhão e o Rio Grande do Norte, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.
    • Regiões Centro-Oeste e Sudeste: segue com previsão de tempo seco e quente, exceto em áreas do Espírito Santo, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 30 mm.
    • Região Sul: a previsão é de tempo seco e quente, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.
    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL