domingo, maio 19, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    RENEGADOS| JUSTIÇA CONDENA 21 E DEMITE 7 INVESTIGADORES DA PJC/MT

    A juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina da Silva Mendes, condenou na última sexta-feira, 23 réus denunciados por participação num esquema de corrupção dentro da Polícia Civil de Mato Grosso desmantelado durante a primeira fase da “Operação Renegados” em maio de 2021.

    Ela determinou penas duras de prisão contra 21 envolvidos, sendo ainda a perda de função, após trânsito em julgado, dos policiais civis Alan Cantuário Rodrigues, Júlio César de Proença, Paulo da Silva Brito, Rogério da Costa Ribeiro, André Luis Haack Kley, Frederico Eduardo de Oliveira Gruszczynksi e Dhiego de Matos Ribas.

    A magistrada condenou ao regime fechado os réus Edilson Antônio da Silva, Alan Cantuário Rodrigues, Júlio César de Proença, Paulo da Silva Brito, Rogério da Costa Ribeiro, Dhiego de Matos Ribas, Evanir Silva Costa, Hairton Borges Junior, Daniel de Paula Melo, Ananias Santana da Silva, Raimundo Gonçalves Queiroz, Domingos Savio Alberto de Sant´Ana, Natalia Regina Assis da Silva, Manoel José de Campos, Kelle de Arruda Santos e Genivaldo de Souza Machado.

    No semiaberto as condenações atingem Frederico Eduardo de Oliveira Gruszczynski e Jovanildo Augusto da Silva. No regime aberto, os condenados são André Luis Haack Kley, Delisflásio Cardoso Bezerra da Silva e Sandro Victor Teixeira Silva. Apesar da condenação, todos réus poderão recorrer em liberdade.

    RENEGADOS

    Consta nos autos que tudo começou após a prisão do ex-policial civil Hairton Borges Júnior, o Borjão, que apresentou proposta de colaboração premiada junto ao Ministério Público. Depois, os investigados Ananias Santana da Silva e Daniel de Paula Melo também apresentaram proposta de delação premiada.

    Com base na colaboração premiada realizada entre o Ministério Público e os delatores, no dia 1º de maio de 2021 os promotores e delegados do Gaeco representaram pela prisão preventiva de 22 pessoas.

    A Operação Renegados foi deflagrada pelo Gaeco no dia 4 de maio de 2021 em Mato Grosso para cumprir 22 mandados de prisão e outros 22 de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá contra integrantes de uma quadrilha de policiais civis e militares suspeitos de crimes de corrupção, roubo e tráfico. Dos 22 alvos, 15 tiveram ordem de prisão cumprida pelo Gaeco no dia da operação.

    No mesmo mês da deflagração da operação, a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, aceitou a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra 25 policiais e ex-policiais civis, além de “apoiadores”, acusados de fazerem parte de uma organização criminosa que atuava na Polícia Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso. Com isso, eles viraram réus pelos crimes de concussão (receber ou exigir propina em razão do cargo que ocupam), roubo (com uso de arma de fogo, sob violência, mantendo as vítimas sob seu poder), além de “importar, produzir, transportar ou vender drogas”.

    Agora, a magistrada proferiu a sentença condenatória.

    Informações FOLHA MAX

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT|VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

    FESTA DAS NAÇÕES 2024

    BRASIL