terça-feira, abril 30, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Possível fraude nas inserções de rádio; Veja relatórios milhares de páginas com detalhes

    A denúncia feita pelo ministro Fábio Faria (Comunicações) com o esquema que resultou em profundo desequilíbrio de forças na campanha eleitoral presidencial neste 2º turno está acompanhada de, literalmente, milhares de páginas (links no final da matéria) e um detalhado relatório da empresa Audiency.

    Nos documentos, a empresa de auditoria lista não apenas quantas rádios burlaram a regra que prevê exposição igualitária a ambos os candidatos.

    A auditoria expõe o quão falho é o controle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Nordeste, por exemplo, a Audiency verificou 1.122 emissoras e apenas 37 (3,3%) cumpriram o que determina a legislação eleitoral, com a mesma quantidade de inserções entre os dias 7 e 14 de outubro.

    A campanha do presidente Jair Bolsonaro teve mais inserções em 94 (8,38%) das emissoras e a campanha de Lula foi favorecida em 991 (88,32%) rádios pelo Nordeste.

    A mesma situação se repetiu na região Norte, com 289 emissoras monitoradas e apenas 9 (3,11%) cumprindo a legislação, 26 (9%) com mais inserções de Jair Bolsonaro e 254 (87,89%) favorecendo Lula com maior número de propagandas.

    Detalhamento minucioso

    A Audiency é especializada nesse tipo de análise e forneceu não apenas a quantidade das emissoras, mas os nomes, as cidades e as frequências em que funcionam e os horários, até os segundos, em que as propagandas foram exibidas em cada uma delas.

    Um dado curioso, que pode referendar a conclusão de que esse tipo de propaganda exerce muita influência sobre o eleitor é que Alagoas foi o único estado da região Nordeste em que Bolsonaro teve mais inserções que Lula, 3.347 a 3.312 e, coincidência ou não, foi o estado onde a votação foi mais apertada no 1º turno (Lula 56,05% x 36,05% Bolsonaro)

    Desequilíbrio em números

    Ao analisarmos as 20 rádios com maior número de inserções percebe-se a disparidade, especialmente no município baiano de Jeremoabo, que teve 859 propagandas de Lula exibidas em apenas uma semana, mais de 120 por dia.

    O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8b24acfd-audiency-top-20-pt-960x640.jpeg
    O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é d546c80a-audiency-top-20-pl-960x640.jpeg

    Confira abaixo, a quantidade de inserções que cada campanha teve, estado por estado, na primeira semana do segundo turno

    Alagoas
    PL – 3.347
    PT – 3.312

    Bahia
    PL – 20.703
    PT – 27.952

    Ceará
    PL – 15.981
    PT – 17.195

    Maranhão
    PL – 3.706
    PT – 4.420

    Paraíba
    PL – 8.904
    PT – 9.634

    Pernambuco
    PL – 11.612
    PT – 12.913

    Piauí
    PL – 2.886
    PT – 2.935

    Rio Grande do Norte
    PL – 4.649
    PT – 5.104

    Sergipe
    PL – 4.272
    PT – 4.679

    Clique nos links abaixo para acessar o detalhado relatório da Audiency.

    https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1W095UNWYEzm7LXgRIoYTCjT1zaRn839a?sort=13&direction=a

    https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1_czC_jaPkYvk9YeQ82DXxQvKUSnHQE0z?usp=sharing

    Redação com Diario do Poder

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL