O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a realização de dois concursos públicos para a área do meio ambiente. As portarias foram publicadas na edição desta sexta-feira (30/8) do Diário Oficial da União.
No total, são 810 vagas, que serão distribuídas entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O prazo para publicação dos editais de abertura é de até seis meses.
No caso do concurso público para o Ibama, serão abertas 460 vagas, todas em nível superior. Para o cargo de analista administrativo, a portaria prevê 130 postos de trabalho. Para o cargo de analista ambiental, serão 330 vagas.
O concurso para o ICMBio prevê a contratação de 350 pessoas. Serão 120 vagas para analista administrativo e outras 230 para analista ambiental. Todas as vagas são de nível superior.
No entanto, as portarias publicadas nesta sexta não informam detalhes sobre salário e carga horária, que devem constar nos editais de abertura dos concursos públicos.
Ainda de acordo com as portarias, o prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização das provas é de dois meses.