sexta-feira, julho 12, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Marrone perdeu parte da visão por causa do glaucoma, diz médico

    O cantor sertanejo Marrone, da dupla com Bruno, perdeu parte da visão periférica por conta de uma doença nos olhos, chamada glaucoma. Em entrevista coletiva, em Goiânia, os oftalmologistas Francisco Eduardo Lima e José Beniz Neto, que cuidam do caso, explicaram que isso não vai impedir que o artista tenha uma vida normal e siga fazendo shows.

    “Felizmente, ele ainda nos procurou numa hora adequada, porque a visão central não foi perdida. Houve uma certa perda de campo visual, mas que é compatível com ele levar uma vida normal, fazendo sua profissão, seus shows, sem problema, desde que não haja progressão desta doença”, explicou Francisco Eduardo.

    José Beniz reforçou que o glaucoma é uma doença silenciosa que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas alarmantes que façam as pessoas procurar um oftalmologista.No caso de Marrone, uma dor de cabeça, que segundo os médicos não tem relação com a doença, foi o que o levou ao médico.

    “O pessoal vai perdendo a visão periférica, aquela visão dos lados, não é a visão central que você está vendo as letras na televisão. A visão periférica aos poucos vai se perdendo, geralmente durante anos e de maneira sorrateira, assintomática, a pessoa não sente nada, não tem coceira no olho, não tem olho vermelho, não tem nada. Esse é o glaucoma mais perigoso, que ele durante anos vai roubando a sua visão e depois não devolve”, explicou Beniz.

    Cirurgia de emergência
    Marrone passou por uma cirurgia de emergência na segunda-feira (17). Poucas horas depois do procedimento, ele já foi liberado para se repousar em casa. Em entrevista à TV Anhanguera, Mel Ferreira, filha do sertanejo, disse que soube do caso por uma rede social.

    “Foi uma angústia aqui. Do nada, eu vi pelo Instagram que ele tava na cirurgia. Eu vim correndo para o hospital. Já vi ele, tá falando com todo mundo, fazendo as graças, tá ótimo já”, explicou.
    Segundo a irmã do cantor, Cida Ferreira, a cirurgia foi rápida, cerca de 25 minutos em cada olho. Conforme a assessoria, nenhum show foi cancelado e Bruno vai seguir com a agenda.

    O que é o glaucoma
    Ao g1, a médica Fátima Camargo explicou que o glaucoma acontece quando a pressão elevada dentro do olho danifica o nervo óptico. Apesar de não ter cura, a doença é controlável. Em alguns casos mais leves, segundo a especialista, esse controle pode ser realizado por meio do uso de colírios.

    “O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Alguns casos a gente consegue controlar com o uso de colírios e outros, mesmo com dose máxima de colírio, não se consegue controlar a pressão intraocular, aí é necessária a realização de cirurgia”, detalhou a especialista.

    Em casos mais graves, como o de Marrone, pode ser necessária a realização de uma cirurgia de urgência. Apesar de não ter sido divulgada a técnica utilizada na cirurgia do cantor, a especialista explicou que as novas tecnologias permitem que vários tipos de procedimentos possam ser realizados para o controle do glaucoma.

    “Felizmente existem várias técnicas, como alguns stents que a gente coloca no “ângulo” da córnea iridocorneana. É um tipo de stent que faz um efeito similar ao stent que é colocado no coração, melhorando o fluxo do humor aquoso, que é o líquido que circula dentro do olho, controlando a pressão”, explicou a médica.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL