sexta-feira, julho 12, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Incêndio no Parque do Itatiaia: Corpo de Bombeiros não tem previsão para controle das chamas

    O fogo que atinge a Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), no sul do Rio de Janeiro, segue sem previsão para ser controlado, segundo confirmação do Corpo de Bombeiros neste domingo (16). Ninguém ficou ferido com o acidente.

    As chamas, que começaram na tarde de sexta-feira (14), se alastraram rapidamente pela região de vegetação seca.

    Aproximando-se de 48 horas de combate ao fogo, mais de 100 bombeiros, de 23 quartéis, trabalham neste momento contra o incêndio. A ação conta com o apoio de duas aeronaves do Grupamento de Operações Aéreas da corporação, 20 viaturas, além da ajuda dos guardas do parque.

    Criado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o primeiro parque nacional do Brasil. Essa semana seria de comemorações já que, na quinta-feira (13), o local completou 87 anos.

    A concessionária que administra o espaço, a Parquetur, e a gestão do PNI, decidiram fechar a visitação ao local, bem como as atividades da Abertura da Temporada de Montanha, que estavam previstas para este final de semana.

    “Todos os esforços da equipe do PNI e parceiros da região estão concentrados no controle e na mitigação dos efeitos do incêndio”, afirmou, em nota a Parquetur.
    Parque Nacional do Itatiaia
    Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.

    A área presenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto do Pico das Agulhas Negras.

    Prateleiras, parte alta do Parna do Itatiaia | Miguel Von Behr/Agência Brasil
    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL