Deu a louca no clima europeu em janeiro, no forte inverno, a realidade é bem diferente: na primeira semana do ano, uma onda de calor quebrou vários recordes de temperatura em toda a Europa.
Enquanto 8 países registraram o dia mais quente de janeiro de todos os tempos, algumas estações de esqui foram forçadas a fechar devido à ausência de neve — como essa da Áustria na foto.
Segundo os meteorologistas, o evento extremo é “totalmente diferente de tudo que já foi visto no continente europeu” e se contrasta ao inverno pesado enfrentado na América do Norte.
Por que isso está acontecendo?
Com o fenômeno climático La Niña — lembra do ensino médio? risos. — e o calor da superfície do mar, é difícil determinar as causas das temperaturas fora de época de forma precisa.
Entretanto, os estudiosos ressaltam que o aquecimento global está gerando ondas de calor mais intensas e frequentes, facilitando na hora de criar cenários atípicos e bater recordes de temperatura.
Falando em recorde… O ano de 2022 foi o mais quente registrado na história do Reino Unido. Pela primeira vez, a temperatura média do país ultrapassou 10ºC.
Redação com THE NEWS