Com projeto aprovado, o desafio agora é a busca de parcerias para que empresas de Rondonópolis abracem a idéia e busquem dar apoio a inserção de mulheres que são vitimas de violência doméstica no mercado de trabalho e que ainda desenvolvam ações e projetos para a proteção, valorização e empoderamento da mulher. O PL (Projeto de Lei) 12.490 de novembro de 2022 de autoria da vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos) institui o selo “Empresa Amiga da Mulher” que também visa incentivar as empresas que aderirem ao projeto com um selo, onde a população saberá que aquela empresa tem políticas que valorizam as mulheres.
Em reunião com a presidente da Associação Comercial e industrial de Rondonópolis (Acir), Marchiene Fritzen que assumiu os trabalhos no início de março, a vereadora saiu bastante animada com os encaminhamentos e relembrou que o presidente anterior, Renato Del Cistia, contribuiu com idéias para o projeto de lei antes da aprovação.
“Sabemos da importância da Acir e que além da presidência temos excelentes profissionais que nos ajudaram a construir essa idéia durante os últimos meses de 2022 e agora, com apoio incondicional, é colocar tudo em prática”, projeta Kalynka.
Para concessão do selo, as empresas deverão comprovar o desenvolvimento de ações e projetos de incentivo, auxílio e apoio à capacitação profissional da mulher e ao seu protagonismo profissional bem como a divulgação, nas dependências da empresa, de políticas e campanhas adotadas a nível nacional, estadual e municipal que tenham por objetivo a proteção e a valorização da mulher; promoção e prevenção à saúde da mulher e qualidade de vida. Também é requisito equiparação salarial entre homens e mulheres com qualificação equivalente; incentivo à empregabilidade para as mulheres, em especial, mulheres e situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência; entre outras ações.
Ao final de cada ano, as empresas que mais se destacarem entre as ações voltadas para as mulheres receberão citação no Prêmio ACIR Destaque Empresarial e ainda um troféu na categoria “EU ACREDITO – MULHER” que terá uma comissão avaliadora.