A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou que afastou um estudante do curso de Direito da instituição após denúncia de racismo, homofobia e apologia ao nazismo, feita pela deputada estadual do Paraná Ana Júlia Ribeiro (PT).
A parlamentar divulgou nas suas redes sociais áudios em que uma voz masculina, em mensagens que teriam sido enviadas a um membro de um grupo de estudos da UFPR, usa expressões como “bichonas” e “pardinhos”.
Clique aqui e receba notícias do Marreta Urgente
Após citar um sobrenome alemão, a voz comenta: “Tem lá a genealogia, o nome do meu pai e da minha mãe. A gente é branco. Branco verdadeiro. Gene alemão. Aí fico olhando vocês aí… Pardinho, misturadinho”.
Em nota, a UFPR apontou que, “além do afastamento [do estudante], o caso foi já encaminhado para comissão disciplinar, que dá início ao processo, garantindo o direito de ampla defesa”. A instituição não divulgou o nome do aluno.
A universidade acrescentou que “não tolera qualquer forma de discriminação ou violência, seja física, verbal ou simbólica. Vivemos em uma sociedade organizada democraticamente e o trâmite legal deve ser respeitado para o bem de todos, com direito à ampla defesa”.
A Polícia Civil do Paraná informou que por enquanto não foi registrado boletim de ocorrência sobre o caso. A deputada afirmou que irá acionar o Ministério Público.
Redação com Gazeta do Povo