RONDONÓPOLIS (MT) — A confirmação definitiva da condenação da vereadora Mariuva Valentin Chaves da Silva (MDB) deve provocar uma nova mudança na composição da Câmara Municipal de Rondonópolis. Com a suspensão dos direitos políticos decorrente do trânsito em julgado da sentença e a comunicação à Justiça Eleitoral, o suplente Adonias Fernandes (MDB) desponta como o nome que deverá assumir a cadeira nas próximas semanas.
A decisão da Justiça Federal determinou o início da execução definitiva da pena imposta à parlamentar pelos crimes de corrupção de testemunha. O processo também determina a atualização do cadastro eleitoral com base no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal, que prevê a suspensão dos direitos políticos de condenados com sentença criminal definitiva.
Embora a perda do mandato ainda dependa da conclusão dos trâmites legais, a após a comunicação oficial à Câmara Municipal, a vaga deve ser declarada extinta e o suplente convocado para posse.
Adonias Fernandes, que atualmente ocupa temporariamente uma cadeira no Legislativo em substituição ao vereador Adilson do Naboreiro, deverá deixar o cargo na próxima terça feira com o retorno do titular. No entanto, a saída pode durar poucos dias.
Com a conclusão dos procedimentos judiciais envolvendo Mariuva, Adonias deve ser novamente convocado, desta vez para assumir de forma definitiva a vaga aberta pela extinção do mandato da vereadora.
A posse deve ocorrer logo após a Câmara ser oficialmente comunicada pela Justiça. A Casa Legislativa não possui competência para revisar ou modificar a decisão judicial, cabendo apenas cumprir a determinação quando ela for formalizada.
A condenação de Mariuva transitou em julgado em 14 de abril de 2026. A parlamentar foi condenada a 3 anos e 9 meses de reclusão, em regime inicial aberto, além do pagamento de multa e custas processuais.
Enquanto aguarda a conclusão dos últimos trâmites burocráticos, Adonias Fernandes acompanha o andamento do processo e se prepara para retornar ao plenário em definitivo para o sexto mandato como vereador em Rondonópolis.


























