sábado, maio 18, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    8 de janeiro| Chefe do GSI pede demissão após vídeos viralizarem

    Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general da reserva Gonçalves Dias pediu demissão no fim da tarde desta quarta-feira (19), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. É o primeiro ministro do governo a deixar o cargo neste terceiro mandato do petista.

    Pela manhã, o canal CNN Brasil havia revelado vídeos do circuito interno do Palácio do Planalto em que Dias e integrantes do gabinete aparecem circulando entre bolsonaristas durante a invasão de 8 de janeiro. Um dos agentes até fornece água aos extremistas. Já era sabido que o então chefe do GSI estava lá — mas as imagens mostram ele interagindo com invasores, indicando a porta de saída para alguns deles.

    “As condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”

    Lula indicou Ricardo Cappelli como ministro-chefe interino do GSI, como registrou o site G1. Secretário-executivo do Ministério da Justiça, ele foi o interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após a invasão dos Três Poderes.

    Antes da demissão de Dias, o GSI havia dito em nota oficial que iria apurar a conduta dos agentes que estavam no Planalto no dia da invasão, conforme divulgado no site do governo.

    Pela manhã, o militar havia apresentado um atestado médico para não comparecer à Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados, onde falaria sobre sua atuação no dia da invasão do Planalto — Congresso e Supremo.

    Quatro dias depois da invasão, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o GSI dispensou o batalhão do Exército que faz a segurança do Palácio do Planalto 20 horas antes dos ataques.

    O próprio Lula já havia falado publicamente sobre uma possível conivência de militares com os invasores. “Teve muita gente das Forças Armadas aqui dentro conivente. Estou convencido que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para que gente entrasse”, disse o presidente, também em janeiro, como registrado pelo site Poder 360. (NEXO)

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT|VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

    FESTA DAS NAÇÕES 2024

    BRASIL