O presidente da Câmara, vereador Paulo Schuh (PL), deve declinar da disputa para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e deve ampliar a estratégia. Nos bastidores, cresce a leitura de que Schuh pode disputar uma vaga a Câmara federal em 2026, ficando livre para apoiar a eventual candidatura da primeira-dama Alessandra Ferreira, esposa do prefeito Cláudio Ferreira.
A diferença é que, segundo movimentações de bastidores, Alessandra não deve concorrer pelo PL, mas sim pelo Podemos, legenda que já estaria sendo preparada para receber a secretária de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis.
Com o apoio praticamente desenhado à primeira-dama, Schuh abre espaço para disputar algo mais robusto, uma cadeira na Câmara Federal em 2026. O movimento faria sentido, já que o PL precisa consolidar nomes com base sólida no sul do estado e Cláudio Ferreira tem capital político suficiente para alavancar a candidatura da esposa à Assembleia.
No xadrez eleitoral, Paulo Schuh aparece cada vez menos como candidato a deputado estadual e mais como articulador de uma jogada que pode levá-lo a Brasília, enquanto Alessandra Ferreira deve estrear na corrida pela AL/MT sob a bandeira do Podemos.



























