Apesar de ainda estar na primavera, o mês de novembro trará algumas características de verão, entre elas, a chuva. Segundo a MetSul, a previsão é de temporais acima da média em grande parte do Brasil e de temperatura elevada.
No Centro-Oeste e no Sudeste, com o fim da temporada seca, a junção do ar tropical quente e úmido fará com que as pancadas de chuva e os temporais isolados se tornem mais frequentes. Estima-se que pontos do Mato Grosso, Goiás, interior de São Paulo, Minas Gerais e o Nordeste do Mato Grosso do Sul tenham volumes acima da média.
No Sul, a chuva terá uma grande variabilidade. O mês deve terminar com áreas em que a chuva vai ficar acima e abaixo da média. Pode ter chuva acima da média histórica principalmente no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Já nas regiões Norte e Nordeste, a previsão é de chuva próxima e abaixo da média climatológica.
Em relação à temperatura, novembro será um mês quente, mas não de calor excessivo devido à maior frequência de chuva. Os períodos mais quentes, que serão curtos, devem ocorrer na primeira e na terceira semana do mês, no Centro e no Sul do país. Em alguns casos, os termômetros registraram temperaturas acima da média (26ºC).
Embora com a tendência de marcas acima da média, frentes frias vão avançar pelo Sul, trazendo um ar mais gelado. Isso significa alguns dias agradáveis e com vento do quadrante Leste. Haverá algumas poucas noites frias, projetando-se o ingresso de uma massa de ar frio na segunda semana do mês com marcas amenas.