Rondonópolis (MT) – O caos no sistema da Prefeitura tem nome e responsável: a Info Plus Sistemas Gestão de Patrimônio e Documentos Ltda – ME, contratada em 2023 por mais de R$ 3,4 milhões para fornecer o novo Software Integrado de Gestão Pública, que mais parece uma bomba-relógio do que uma solução.Desde a troca do sistema, boa parte dos serviços municipais ficaram comprometidos. Servidores e contribuintes relatam falhas constantes, lentidão e dados inacessíveis, gerando filas, morosidade e revolta. O que deveria ser ferramenta de agilidade virou gargalo, e o resultado é transtorno em cima de transtorno.

Segundo a secretária de Fazenda, Rane Curto Nascimento Ferreira, o sistema não cumpre o que promete:
“Era para dar acesso fácil e rápido, mas não funciona nem para os servidores, muito menos para os usuários.”
A prefeitura já notificou novamente a empresa para corrigir as falhas, já que ela descumpre o Contrato nº 255/2023. Enquanto isso, quem paga a conta é o contribuinte, que vê seus direitos travados por um sistema ineficiente.
Quita Fácil ameaçado pelo caos
Nesta quarta-feira (1º), começou o programa Quita Fácil, criado pela gestão municipal para ajudar cidadãos a renegociarem dívidas com até 95% de desconto em juros e multa. A intenção é boa: facilitar a vida de quem quer ficar em dia com o fisco.
Só que a realidade é outra. Com o sistema problemático, o que era para ser um alívio virou dor de cabeça. Contribuintes enfrentam dificuldade para emitir guias, lentidão no atendimento e falhas no acesso online.
No balcão da prefeitura, servidores correm contra o tempo para atender a população, mas não é falha de pessoal, é a questão técnica do sistema que emperra tudo.
Resultado: o contribuinte que deveria ser beneficiado pela ação da prefeitura acaba preso em mais filas, mais espera e mais transtornos.
Para driblar o caos, a Secretaria de Fazenda recomenda que os contribuintes utilizem o atendimento pela internet, emitindo guias diretamente no portal oficial. Assim, é possível negociar sem precisar encarar filas.
Recado do Marreta
A prefeitura lança um programa importante para o cidadão, mas a incompetência de uma empresa contratada coloca tudo a perder. Enquanto a Info Plus entrega dor de cabeça, quem sofre é o povo de Rondonópolis.

























