terça-feira, fevereiro 20, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Do lixo ao luxo: veja trabalho de moradora de MT que dá nova ‘cara’ a bonecas que foram jogadas fora

    Várzea Grande: O trabalho de restaurar boneca se tornou um símbolo que conquista sorrisos nos rostos de crianças, é assim que a moradora do bairro Nova Esperança, região metropolitana de Cuiabá, Elizabete Azevedo Rosa de 45 anos, entende sobre a ação social que realiza denominada “boneca do lixo ao luxo”. O trabalho, que começou após ela fazer um curso de boneca de pano, tem uma história de seis anos de doações nas igrejas, asilos na comunidade periférica da região.

    “Sempre fui apaixonada por boneca e, na época, eu fui fazer um curso que estava tendo nos bairros mais carentes. No curso de boneca de pano, aprendi o básico, mas eu queria crescer, então continuei pesquisando e resolvi vender boneca de pano. Quando minha amiga me pediu para reformar uma boneca dela, tinha que colocar os bracinhos e as perninhas. Demorei para entregar, mas aí me veio a ideia de reformar as bonecas e doar. Levanto 6 horas da manhã, faço minhas obrigações e depois vou para o meu ateliê. As vezes fico até as 1h30 da manhã reformando bonecas”, contou

    Dona de casa restaura bonecas — Foto: Reprodução

    Em 2023, Elizabete restaurou 100 bonecas para entregar em escolas, lares de idosos e igrejas. Já em 2022, ela reformou 106 bonecas e normalmente faz essas restaurações sozinhas, a única ajuda no momento é de recebimento de bonecas usadas e retalhos. Segundo Elizabete, as bonecas ganham um novo significado quando são doadas ao lar dos idosos.

    “É a segunda vez que faço doação para o lar, dessa vez, em outubro, doei 28 bonecas para vozinhas, até na igreja vi uma idosa, com um boneca minha, assistindo a missa. Acho que é terapia porque elas estão longe dos filhos, dos netos, das pessoas que elas amam. As bonecas trazem lembranças de quando elas cuidavam dos filhos, dos irmãos. Acho que é uma demonstração de amor”, confessou.
    Em uma página na rede social, Elizabete publica a maioria dos trabalhos de restauração nas bonecas, como tirar tinta de caneta, como recolocar as perninhas ou como costurar as espumas no corpo do brinquedo. Esse é o passo a passo do vídeo, sem muita edição, que a dona de casa posta. Ao g1, Elizabete disse que já realizou doação para orfanato no interior do estado e que recebeu relatos emocionantes.

    “Tem vez que a gente nem pode contar o quanto a boneca transforma a vida de crianças na periferia, elas vivem momentos que não podemos medir e nem sair contando. E uma boneca que eu reformo, que sai do lixo ou que estava jogada fora, pode ser a opção de um novo recomeço para essa criança.”, desabafou.
    Esse ano, a dona de casa espera que as doações de bonecas aumentem e que ela possa alavancar sua página para conseguir adquirir uma máquina nova e novos acessórios e continuar seus trabalhos de restauração e adora repetir o no nome “do lixo ao luxo”.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL