Um avião foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no município de Lábrea, no interior do Amazonas. Segundo a corporação, a aeronave que ameaçava o espaço aéreo do Brasil desobedeceu as ordens dos militares, e realizou um pouso forçado na região.
A ação ocorreu por volta das 10h50, e contou com a participação de um A-29 Super Tucano e uma aeronave de vigilância E-99. O avião interceptado é um PA-28 Cherokee.
Em um comunicado, a FAB informou que, após se negar a fazer as manobras ordenadas pelas aeronaves da corporação, o piloto do PA-28 Cherokee realizou um pouso forçado próximo à rodovia Transamazônica, ateou fogo ao avião e fugiu do local.
Até o momento, ainda não está claro se a aeronave transportava algum tipo de carga ilegal, como drogas ou armas.
O chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), major-brigadeiro do ar João Campos Ferreira Filho, sinalizou que a ação pode envolver tráfico de drogas na região.
“As tecnologias de monitoramento embutidas em nossos radares, juntamente com a prontidão das tripulações e controladores, aumentam a nossa capacidade de mapear as rotas dos traficantes e agir para impedir que a droga chegue em seu destino”, destacou Ferreira Filho.