segunda-feira, março 4, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Atleta desmaia durante corrida de 10 km e é internado na UTI em MT

    O atleta Luiz Soares de Melo Neto, de 52 anos, foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Cuiabá, após passar mal e desmaiar durante a prova de 10 km da Corrida de Reis, nesse domingo (14). Ele estava inscrito na categoria Elite, destinada a profissionais, pois fazia parte de uma equipe de atletas de alto rendimento.

    A Gerente Executiva de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), organizador do evento, Larissa Câmara, explicou que Luiz se sentiu mal, desmaiou e caiu no km 3 do trajeto e bateu a cabeça. Após a queda, o atleta sofreu uma convulsão.

    “Ele foi rapidamente amparado pelas equipes de socorro e encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá. Uma equipe do Sesi está acompanhando o atleta no hospital”, contou.
    Após atendimento na emergência, foi confirmado que o atleta caiu por um mal súbito decorrente de um aneurisma. Após o diagnóstico, ele foi encaminhado para a Unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital.

    Ainda de acordo com a gerente, os familiares afirmaram que eles e o atleta sabiam da doença pré- existente.

    Luiz é de Sinop, município localizado no norte do estado. Ele tem histórico de atleta e tinha preparo para disputar a corrida.

    O que é um aneurisma?

    O aneurisma é uma dilatação das artérias ou vasos sanguíneos, as vias por onde circula o sangue do nosso organismo.

    Enrico Ghizoni, diretor da Neurocirurgia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explicou que é possível fazer uma analogia com um pneu de uma bicicleta.

    “Quando a câmara de um pneu de uma bicicleta está mais frágil, forma-se uma bolha nela. Então, aneurisma é mais ou menos parecido com isso porque a parede do organismo é bem mais fina do que a parede do vaso”, disse Ghizoni.
    Essa “bolha”, se não descoberta logo, pode se romper a qualquer momento, causando sérias consequências de saúde para o paciente, ou até mesmo a morte.

    O especialista explicou que a maioria dos estudos estimam que 2% da população mundial tenha algum aneurisma, mas que somente 0,5% irão apesentar um aneurisma que irá se romper ou sangrar.

    Aneurisma tem relação com a prática de atividade física?
    Não tem. O médico José Maria de Campos Filho, neurocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) explicou que algumas pessoas já nascem com fragilidade em algum ponto dos vasos, como os cerebrais.

    ⚡ Agravantes: O quadro pode levar ao desenvolvimento de aneurisma e ruptura dos vasos dependendo de características como sexo, etnia, idade, presença de hipertensão arterial e tabagismo.

    O médico do esporte e fisiatra Fabrício Buzatto acrescenta que a condição também não tem relação com a suplementação alimentar.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL