sábado, abril 27, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Projeto italiano pode impactar ítalo-descendentes no Brasil

    Um projeto que tramita no Parlamento da Itália pode impactar milhões de pessoas no Brasil. A proposta de lei, apresentada pelo senador Roberto Menia (partido Fratelli d’Italia) e pelo ministro Matteo Salvini, pode limitar a cidadania a filhos, netos e bisnetos de descendentes, além de exigir o nível B1 de italiano – certificado que atesta que o candidato é capaz de manter um diálogo e escrever sobre assuntos atuais ou gerais -, bem como um tempo de residência de um ano na Itália.

    De acordo com a proposta, cidadãos nascidos na Itália poderão passar a cidadania até os bisnetos. Já descendentes de italianos que nasceram em outro país perderão este direito. Segundo Menia, a medida pretende “preservar a identidade e a consciência da italianidade”, além de homenagear o trabalho de Mirko Tremaglia, considerado o “pai da lei para o voto dos italianos no exterior”. 

    Além das possíveis consequências da lei que tramita no Parlamento italiano, os consulados da Itália no Brasil já têm recebido uma procura crescente em 2023 por conta da demanda que foi reprimida ao longo da pandemia de covid-19, como aponta uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

    Em São Paulo (SP), a representação projeta emissão recorde de passaportes até dezembro, diante de uma fila de 200 mil pessoas para obter a cidadania italiana. Além disso, Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) também relataram aumento na procura pela modalidade em 2023. 

    Segundo Lilian Ferro, CEO da Simonato Cidadania – consultoria para o reconhecimento de cidadania italiana -, o possível endurecimento das regras para brasileiros é um ponto que é levantado todos os anos, pois leis novas vão sendo criadas, e boa parte delas têm o objetivo de limitar as gerações e os direitos dos descendentes.

    “Em todos os anos de empresa, nenhuma dessas leis se desdobraram e foram para a frente, mas é preciso entender que o cenário político atual da Itália é bem contra imigração, o que inclui também os descendentes de italianos”, considera.

    Ainda segundo Lilian Ferro, “é importante garantir o direito de cidadania o quanto antes e não esperar que uma nova lei, semelhante a essa, possa um dia ter firmeza e entrar em vigor, causando a limitação desses direitos”.

    Para mais informações, basta acessar: https://www.simonatocidadania.com.br/

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL