domingo, abril 28, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumenta

    Em estudo recente divulgado pelo Portal da Indústria, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) na indústria da construção registrou um novo crescimento, chegando em 56,4 pontos em agosto de 2023, mantendo-se em um patamar elevado em comparação com o histórico da série. Esse aumento na confiança é impulsionado principalmente por uma percepção mais positiva das atuais condições das empresas no setor.

    Os indicadores de expectativas, tanto para a economia brasileira como para as empresas, também continuam a demonstrar otimismo. Além disso, as projeções em relação ao nível de atividade, o surgimento de novos empreendimentos, as compras de insumos e matérias-primas, bem como a expectativa de aumento no número de empregados no setor no próximo semestre, estão alinhadas com esse cenário otimista.

    Segundo o relatório divulgado, esses resultados refletem a confiança sólida do empresariado industrial da construção, que permanece positiva em relação às perspectivas do setor e à economia como um todo. Esse ambiente de confiança pode ter um impacto significativo no impulso e na expansão das atividades na indústria da construção nos próximos meses.

    José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de equipamentos Aluga Máquinas Sul afirmou que o documento publicado mostra que o nível de percepção das condições atuais das empresas, que chegou em 50,9 pontos influenciou o crescimento do índice de confiança do empresário industrial. “De fato, a percepção das condições atuais na indústria gerou confiança nos empresários do setor, o que pode levar a um crescimento para este segundo semestre”.

    Dados apresentados no estudo divulgado no Portal da Indústria mostraram que julho de 2023, o índice que mede a evolução do nível de atividade na indústria da construção atingiu 48,7 pontos. Esse indicador sofreu uma diminuição de 1,2 ponto em relação ao mês anterior, entrando em território negativo após vários meses de estabilidade. Desde março de 2023, o índice mantinha-se ligeiramente abaixo, porém muito próximo da linha divisória dos 50 pontos, mas agora afastou-se desse patamar, indicando uma redução no nível de atividade do setor. Importante destacar que, mesmo abaixo dos 50 pontos, o indicador permanece 1,1 ponto acima da média histórica de julho (47,6 pontos) e 2,5 pontos acima da média histórica geral (46,2 pontos).

    No mesmo mês, o índice que avalia o número de empregados na indústria de construção também apresentou uma queda. Este indicador atingiu 49,7 pontos, marcando a primeira vez em quatro meses em que ficou abaixo dos 50 pontos. Apesar de estar no campo negativo, o índice de julho de 2023 ainda se encontra muito próximo da linha dos 50 pontos, sugerindo uma relativa estabilidade. Adicionalmente, permanece 4,6 pontos acima da média histórica da série (45,1 pontos) e 3,6 pontos superior à média histórica dos meses de julho (46,1 pontos) na série histórica.

    Sobre o assunto, José Antônio afirmou que o nível de atividade da indústria da construção não pode fazer com que os empresários do setor de aluguel de betoneira e outros equipamentos de grande ou pequeno porte diminuem suas ações de melhoria em tecnologia e investimento no setor. “A percepção de que existem condições melhores nas empresas na indústria já elevou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), segundo o estudo divulgado pelo Portal da Indústria em agosto deste ano e pode representar melhora da atividade industrial nos próximos meses”.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL