sábado, abril 27, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Grupo BBF já gerou mais de 1.400 empregos em 2023

    O Grupo BBF (Brasil BioFuels), que atua no agronegócio sustentável desde o cultivo da palma de óleo, biotecnologia, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável, é uma das empresas que mais emprega na região Norte do país, com quase 7 mil empregos diretos em torno de 21 mil indiretos.

    Atualmente, cerca de 29,6 milhões de pessoas vivem na região amazônica, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE). Para o Grupo BBF é fundamental criar oportunidades de emprego e renda para essa população, desde que se mantenha a floresta em pé.

    O Grupo BBF fechou o primeiro semestre do ano com a contratação de 1486 novos colaboradores. Foram 947 que começaram a trabalhar nas operações da companhia no Pará (PA), 45 em São Paulo (SP) e 494 São João da Baliza (RR). Ainda, estão em aberto 440 vagas de emprego para trabalhar na companhia, nos estados do Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas e São Paulo.

    A companhia planeja aumentar o seu quadro de colaboradores na região amazônica até 2026, ano em que pretende iniciar a produção dos inéditos biocombustíveis Diesel Verde (HVO) e Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no Brasil.

    “Desde 2019, tivemos um grande salto no número de colaboradores, aumentando em 18 vezes nosso quadro, passando de 345 em 2019, para 6.850 em 2023, até o momento. Agora, nossa expectativa é aumentar o quadro de colaboradores nos próximos anos”, afirma o CEO do Grupo BBF, Milton Steagall.

    Oportunidade, treinamento e desenvolvimento aos colaboradores BBF

    O Grupo BBF acredita no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua e no potencial de seus colaboradores. Neste pilar, a companhia incentiva o desenvolvimento e a jornada profissional de seus colaboradores disponibilizando cursos profissionalizantes, palestras e campanhas internas.

    Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 80 turmas de treinamento, entre técnicos, normativos e desenvolvimento de competências foram formadas, entre elas, mais de 1.600 colaboradores receberam diversos cursos de aprendizagem e aprimoramento com instrutores internos e externos.

    Além disso, a empresa também busca colaborar com a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) ao mercado de trabalho através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para incentivar a capacitação profissional e oficinas de desenvolvimento pessoal a jovens talentos do Pará. Após a capacitação, a empresa ainda oferta diversas oportunidades aos formandos dentro do processo de seleção para o seu quadro efetivo de colaboradores.

    Internamente, o Grupo BBF orienta constantemente seus colaboradores com ações preventivas em todas as atividades da companhia com objetivo de garantir e melhorar a segurança do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

    “Quando olhamos para o quantitativo de quase 7 mil pessoas trabalhando nas operações do Grupo BBF nos enchemos de orgulho, não só por sermos uma das principais empregadoras do Norte do país, mas porque queremos cada vez incentivar pessoas através do desenvolvimento profissional. Temos a missão de promover melhorias e gerar mais oportunidades de crescimento aos nossos colaboradores”, diz Rogério Ribas, Superintendente de Gestão de Pessoas do Grupo BBF.  

    Diversidade e inclusão no mercado de trabalho

    O Grupo BBF possui quase 7 mil colaboradores diretos que atuam em cinco estados da região Norte e na cidade de São Paulo (SP). Cerca de 85% desses profissionais atuam no Pará, principalmente, no cultivo dos mais de 60 mil hectares de palma de óleo plantados no estado pela companhia.

    Além disso, o Grupo BBF participa regularmente do Feirão de Emprego para Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

    Outro destaque importante é a diversidade no quadro de colaboradores do Grupo BBF. Atualmente, cerca de 15% das posições são ocupadas por mulheres. As colaboradoras do Grupo BBF estão em todas as atividades da companhia, principalmente na área agrícola, onde o papel delas é de extrema importância para o início do negócio verticalizado do Grupo.

    O modelo de negócio do Grupo BBF não é mecanizado, gerando milhares de empregos na região Norte do Brasil. “As operações do Grupo BBF dependem diretamente da mão de obra humanizada. Por isso, valorizamos muito o mercado de trabalho local, principalmente de mulheres que aceitam o desafio de atuar dentro do nosso cultivo. Podemos afirmar que é através das mãos das nossas agricultoras que nosso negócio nasce, por isso, elas têm um lugar especial dentro da empresa”, conclui Ribas. 

    Sobre o Grupo BBF

    O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é produtora de óleo de palma da América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e capacidade de produção de 200 mil toneladas de óleo por ano. A empresa é pioneira na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

    O Grupo BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável – com ativos totalizando cerca de R$ 2,2 bilhões e atividades gerando mais de 6 mil empregos diretos na região Norte do Brasil. As operações do Grupo BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.

    A empresa está expandindo sua oferta de biocombustíveis e firmou parcerias para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também chamado de diesel verde. Os novos combustíveis sustentáveis serão produzidos a partir de 2026 na primeira Biorrefinaria do país, em fase de construção na Zona Franca de Manaus.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL