domingo, abril 28, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    CPFL Energia alerta para cuidados com a rede elétrica em construções

    O fim do verão marca, em especial, o encerramento da estação mais chuvosa do ano. É o momento em que os projetos de construção civil, sejam grandes obras ou pequenos reparos, são iniciados, retomados ou acelerados. Diante desse cenário, CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz reforçam a importância de seguir regras de segurança ao construir ou reformar em áreas próximas a redes elétricas. 

    Apesar de parecer um tema óbvio, é preciso reforçar os riscos envolvidos quando não observados os cuidados necessários ao trabalhar em construções e manusear equipamentos em locais onde há fiação aérea. É preciso ficar alerta: qualquer toque na rede elétrica pode gerar uma descarga elétrica. Um dos exemplos mais comuns de acidentes desse tipo é o caso de pedreiros e pintores que acabam encostando na fiação ao movimentar andaimes metálicos e vergalhões, levando-os a sofrer choques elétricos. Esse tipo de contato pode ser fatal. 

    Referência quando o assunto é energia no Brasil, o Grupo CPFL, por meio de suas distribuidoras, possui a segurança como um valor inegociável e, por esse motivo, investe em diversas ações voltadas para o uso seguro da eletricidade, ainda mais em um contexto de crescimento do setor da construção civil. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entre 2020 e 2022, o segmento registrou mais de 430 mil novas vagas, o que exige esforços redobrados na formação de profissionais para desempenhar as suas funções com segurança.  

    “Estamos comprometidos com a redução deste tipo de acidente. Por isso, investiremos R$ 50 milhões em projetos de conscientização para a população até 2030. Um exemplo é o Guardião da Vida, uma campanha que busca melhorar a percepção de risco dos trabalhadores, fomenta a realização de um planejamento adequado antes do início da atividade e a utilização dos equipamentos de proteção adequados para a execução”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo CPFL Energia, Marcos Victor Lopes. 

    Para evitar que isso ocorra, a CPFL elencou as oito regras de ouro para a segurança com a rede elétrica em projetos de construção civil: 

    1) Ao manusear barras de ferro, réguas de alumínio ou outros materiais metálicos, as pessoas devem ficar longe da rede elétrica. 

    2) É importante ter cuidado ao manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes. A aproximação com a rede elétrica pode causar um choque fatal. 

    3) Prestar atenção na posição dos andaimes é fundamental. Eles não devem estar próximos dos fios e energia elétrica. 

    4) É necessário ter muito cuidado durante a pintura para não aproximar cabo extensor e outros equipamentos com partes metálicas da rede elétrica. 

    5) Ao limpar, pintar ou reformar fachadas, as pessoas devem ter cuidado para não se aproximar com qualquer instrumento, metálico ou não, da rede elétrica. É preciso também que utilizarem todos os equipamentos de segurança. 

    6) Ao construir ou reformar lajes e telhados, é necessário manter uma distância segura da rede elétrica. 

    7) Ligações clandestinas são perigosas e ilegais. Equipamentos nunca devem ser ligados direto na rede elétrica. 

    8) As antenas devem ser instaladas longe da rede elétrica. Uma simples aproximação pode ser fatal. 

    Mais dicas estão disponíveis no site do Movimento “Guardião da Vida”: www.guardiaodavida.com.br  

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL