sábado, abril 27, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Sabre de Luz Teatro celebra 10 anos com Júlio Verne em SP

    Ao lado do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo e da praça 14 Bis, confraternizando com o inventor Santos Dumont, leitor assumido de Júlio Verne, a Sabre de Luz Teatro levanta vôo com seu Balão inspirado no livro Cinco Semanas em um Balão do autor conhecido como pai da ficção científica: “Meu autor favorito era Júlio Verne. A sadia imaginação desse grande escritor, atuando com magia sobre as imutáveis leis da matéria, fascinou-me desde a infância”.

    As palavras de Santos Dumont, traduz o conceito que a diretora Joyce Salomão, também dramaturga do espetáculo Cinco Semanas em um Balão, propõe para a montagem: “o que me fascina nos livros de Júlio Verne é o olhar visionário, o elo entre a ficção e a realidade, que fez leitores do mundo todo acreditarem na possibilidade de lançar-se aos céus e explorar o desconhecido. As nossas capacidades não podem ser medidas. Somos seres de superação”.

    A Sabre de Luz Teatro iniciou sua trajetória em 2013, agora, em 2023 comemorando 10 anos de estrada, a companhia foi contemplada com um dos mais importantes prêmios da cidade de São Paulo: o Programa de Fomento ao Teatro, criado a partir de um diálogo entre o poder público municipal e artistas, denominado como Movimento Arte Contra a Barbárie, uma reação ao contexto de exacerbação política dos anos 1990, no qual os direitos à cidadania estavam ameaçados. A temporada trata-se de uma contrapartida à sociedade.

    Após uma década e mais de 400 apresentações, festivais nacionais e internacionais, prêmios e circulação por todo o Brasil, a Sabre de Luz Teatro que levou o troféu de Melhor espetáculo dramático no 22º Printanier du Théatrè no Marrocos em 2018 e participou do Fringe em Edimburgh, Escócia em 2022 através do Creative Sp, projeto criado para impulsionar o empreendedorismo cultural no Brasil, promove conversas filosóficas acerca da importância do trabalho mental que acontece em uma sala de espetáculo.

    Para a jornalista, doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), Beth Néspoli, A associação entre passividade e imobilidade perdura, no que diz respeito à atividade do espectador, e resiste mesmo depois de ter sido rigorosamente contestada por diferentes pensadores da cena, entre eles, o francês Jacques Rancière, no artigo “O espectador emancipado”: “Do ponto de vista desse filósofo, pode haver intenso trabalho mental na quietude de uma sala teatral e até mesmo experiência radical de subjetivação, dessasque transformam  a vida, parecem compartilhar desta convicção os integrantes da Sabre de Luz de Teatro, em vez de subestimar as crianças guiando comportamentos, a adaptação textual de Joyce, que tambémdirige a montagem, caminha no sentido contrário, apostando na capacidade das crianças para realizar conexões a partir de linguagem sugestiva”, Beth Néspoli atuou como repórter no jornal O Estado de S.Paulo durante 15 anos, foi comentarista de teatro na Rádio Eldorado e jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.

    Em setembro de 2023 o primeiro dos seis espetáculos da companhia retorna novinho em folha, figurinos novos e adaptações foram realizadas para reestreia: “O teatro é vivo, os nossos espetáculos estão sempre se atualizando, a peça nasceu em um outro momento, para entrar em temporada precisamos analisar o que está sendo dito no palco a julgar pela realidade do momento”, completa Joyce Salomão.

    O espetáculo tem entrada gratuita e disponível para todos os públicos. A retirada de ingressos acontece 1 hora antes na bilheteria do teatro.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL