segunda-feira, março 4, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    USP entra para o Guiness após descobrir maior lago da Terra

    A Universidade de São Paulo entrou para o Guiness Book – o livro dos recordes, por ter descoberto as dimensões do maior lago do mundo. Trata-se do megalago Paratethys, localizdo entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, entre Europa e Ásia.

    A descoberta aconteceu por meio de estudos realizados pelo Instituto Oceanográfico da USP. Os pesquisadores utilizaram uma técnica chamada magneto-estratigrafia, que consiste em “aplicar o registro das inversões de polaridade do campo magnético da Terra nas rochas como ferramenta de datação”, como explica o próprio jornal da USP. A pesquisa foi liderad por Dan Valentin Palcu.

    – Durante muito tempo acreditou-se que ali existia um mar pré-histórico, conhecido como Mar Sármata, mas agora temos evidências claras de que durante cerca de 5 milhões de anos este mar tornou-se um lago – isolado do oceano e cheio de animais nunca vistos em outros lugares ao redor do globo – disse o cientista.

    O estudo conseguiu também revelar um pouco mais da história do lago, como períodos de crises hídricas e também por já ter sido o lar da menor baleia já encontrada.

    A pesquisa da USP aconteceu em parceria com outras instituições de ensino de outros países, como Universidade de Utrecht, da Holanda; a Academia Russa de Ciências, da Rússia; o Centro Senckenberg de Pesquisa em Biodiversidade e Clima, da Alemanha e a Universidade de Bucareste, da Romênia. O trabalho foi financiado pela Fapesp.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL