terça-feira, junho 25, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Thiago Silva defende implantação de mais escolas agrícolas

    O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou, em sessão parlamentar, desta quarta-feira (1), uma indicação na Assembleia Legislativa para que o Estado crie um programa de implantação de escolas agrícolas e agrotécnicas em Mato Grosso.

    De acordo com o parlamentar, o estado de Mato Grosso possui mais de 500 assentamentos e ampla vocação econômica nas áreas da agricultura e pecuária. Ele entende que os investimentos na formação da juventude vai proporcionar o desenvolvimento econômico no campo e a qualificação das mais de 100 mil famílias que vivem no campo.

    “As escolas agrícolas são importantes ferramentas para ampliar a formação de mão-de-obra qualificada no campo, diminuir o êxodo rural e garantir a sucessão familiar nas comunidades rurais. Temos os casos das Escolas de São Vicente, de Poxoréu e de Terra Nova do Norte, que são importantes para a formação da mão-de-obra dos seus municípios e queremos expandir essa política pública para mais regiões, como Rondonópolis, Araguaia e Noroeste”, comentou o deputado.

    A implantação de escolas agro técnicas também poderá ampliar a diversificação da produção agrícola, incluindo a produção de frutas, hortaliças e a pecuária. Além disso, as unidades poderão ensinar aos estudantes sobre empreendedorismo, práticas agrícolas sustentáveis, como o manejo adequado do solo e a conservação dos recursos naturais e o fomento à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a inovação no setor, adaptação às condições climáticas e desafios pontuais como a crescente demanda por alimentos.

    “Tivemos bons exemplos no passado de escolas agrícolas, como é o caso de São José do Povo que garantimos centenas de técnicos que atuam hoje em todo o Estado. Acredito que o projeto é providencial para alavancar a produção agrícola e garantir mais dignidade e qualidade de vida para o homem do campo”, comentou Jailton Xavier, que reside na zona rural.

    Thiago Silva defende que a política pública possa ser gerida pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), Secretaria de Educação (Seduc) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). “A ampliação das escolas irá dinamizar e impulsionar a economia das cidades e suprir a falta de formação técnica, bem como, potencializar as atividades agrícolas de cada região do Estado”, finalizou.

    Assessoria

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL