sábado, julho 20, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Servidor da SEMMA internado com suspeita de Meningite em Rondonópolis

    Um caso suspeito de meningite bacteriana, está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde em Rondonópolis.

    Um paciente de 42 anos, servidor municipal que trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, desde a última sexta-feira (22). Ele está em isolamento, entubado e sedado. Os médicos apontam possível diagnóstico de meningite pneumocócica, porém a suspeita ainda aguarda confirmação.

    Medidas sanitárias e profiláticas foram executadas na sede da SEMMA, assim como profilaxia medicamentosa das pessoas que mantiveram contato com o servidor.

    Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

    Ainda, de acordo com o MS, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão.

    Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Redação com Assessoria

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL