domingo, maio 19, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Ser rival de Putin faz mal à saúde|Líder do Grupo Wagner morre em queda de avião

    A queda de um avião na região de Tver, na Rússia, matou ontem Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, um exército mercenário que participou ativamente da invasão russa na Ucrânia, mas que ensaiou, em junho, uma rebelião contra o presidente Vladimir Putin.

    Outras nove pessoas morreram na queda do Legacy da Embraer, entre elas Utkin Dmitriy e Valeriy Chekalov, dois dos principais auxiliares de Prigozhin. Imagens divulgadas pela imprensa estatal russa mostram o avião caindo, aparentemente sem uma asa, e uma coluna de fumaça no local do impacto. Ao menos oito corpos já foram recuperados. No Telegram, o grupo mercenário disse que seu líder foi assassinado, sem especificar a mando de quem. (CNN)

    Paralelamente à morte do líder mercenário, um importante general russo ligado a ele foi demitido e preso, ontem. Sergey Surovikin, vice-comandante das operações militares da Rússia na Ucrânia, é suspeito de participação no motim do Grupo Wagner em junho. (g1)

    Ser rival de Putin faz mal à saúde. Prigozhin foi a 12ª pessoa de destaque na Rússia a morrer em circunstâncias suspeitas nos últimos anos após entrar em choque com o presidente. (Globo)

    Nos EUA, a responsabilidade de Putin na morte do antigo aliado é vista como probabilidade forte. Indagado sobre o assunto, o presidente Joe Biden disse que “poucas coisas acontecem na Rússia sem que Putin esteja por trás”, mas reconheceu ainda não ter informações sólidas. A expectativa em Washinton é de que Moscou deixe o Grupo Wagner agir com relativa independência na África, onde vem apoiando golpes de Estado, sob algum líder mais dócil. (Politico)

    O jato Legacy é considerado um avião seguro. Em 20 anos de operação, segundo o site International Aviation HQ, houve apenas um acidente com o modelo, mesmo assim devido a erro da tripulação — a colisão que derrubou um voo da Gol em 2006 no Mato Grosso. Em nota, a Embraer não comentou a queda, mas informou que, em respeito ao embargo internacional à Rússia, não está fornecendo peças de reposição para suas aeronaves no país. (Guardian)

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT|VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

    FESTA DAS NAÇÕES 2024

    BRASIL