Petrobras| Técnicos do TCU miram possível fraude em contrato com Unigel

0
595

A unidade técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) que fiscaliza a Petrobras identificou possíveis fraudes no acordo com a empresa de fertilizantes Unigel e defendeu uma nova apuração sobre o negócio firmado em 29 de dezembro de 2023, conta Malu Gaspar.

Em documento enviado no último dia 18 ao relator Benjamin Zymler foram destacadas irregularidades graves, como o atropelo da governança da estatal. Em fevereiro, um outro relatório já havia apontado que o contrato daria prejuízo de R$ 487 milhões à estatal. A nova manifestação ocorreu duas semanas após a Petrobras anunciar que uma apuração interna não encontrou irregularidades.

Para os auditores, em função de “tamanha fragilidade das justificativas apresentadas”, “há de se averiguar o que de fato tem motivado a Petrobras a defender quase que ilogicamente um contrato com uma empresa em recuperação extrajudicial e devedora de quase R$ 90 milhões à companhia, cujo resultado tende a ser um prejuízo econômico de quase meio bilhão de reais”. Fontes do tribunal dizem que há “pressões absurdas” a favor do acordo entre Petrobras e Unigel. A petroleira afirma que “continua esclarecendo tempestivamente todas as informações solicitadas pelo TCU” nos prazos solicitados. (Globo)

Deixe seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 − doze =

Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!