Rondonópolis (MT) – Após ter seu mandato extinto por decisão da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública devido a uma condenação criminal, o vereador Subtenente Guinâncio (PSDB) conseguiu uma importante vitória jurídica que pode permitir seu retorno ao cargo. No final da tarde desta quinta-feira (26), o juiz Wagner Plaza Machado Junior, do 2º Juizado Especial de Rondonópolis, declarou extinta a punibilidade do parlamentar tucano. Com isso, Guinâncio poderá recuperar seus direitos políticos, o que lhe permitirá retomar seu mandato na Câmara Municipal.
A sentença de extinção de punibilidade reforça a candidatura de Guinâncio à reeleição no próximo dia 6 de outubro, que já foi deferida pela Justiça Eleitoral. Diante dessa decisão, o suplente Fabiano Nascimento, atualmente filiado ao Partido Verde (PV), não deverá permanecer no cargo.
Rafael Soares, advogado de defesa do parlamentar, explicou: “A sentença condenatória foi convertida em multa, que foi devidamente quitada. Assim, fica extinta a punibilidade”.