segunda-feira, março 4, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Governo Lula suspende em todo o País eventos e feiras com aglomeração de aves

    Nesta sexta-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária determinou a suspensão de exposições, torneios, feiras e eventos com aglomeração de aves. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

    A regra vale em todo o território nacional a partir do dia 2 de janeiro de 2024. De acordo com a portaria do Governo Lula, a partir de janeiro, esse tipo de evento só poderá ser realizado com a autorização o Serviço Veterinário de cada Estado.

    Segundo a decisão, também deverá ser feita a avaliação da situação epidemiológica da unidade da federação e um plano de biosseguridade pela organização do evento.

    De acordo com o Governo Lula, a medida visa prevenir e controlar a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade. 

    Até hoje (22), foram registrados 151 casos positivos de aves silvestres, aves de subsistência e mamíferos infectados com o vírus no Brasil neste ano.

    Desde maio deste ano, o Mapa decretou emergência zoosanitária, que foi prorrogada por mais 180 dias no último dia 7.

    De acordo com a pasta, a prorrogação é para “evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana”.


    Até o momento, o Brasil não confirmou casos da doença em granjas voltadas para o comércio em larga escala.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL