segunda-feira, julho 22, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    França| Macron é reeleito

    Cinco anos depois, Emmanuel Macron e Marine Le Pen voltaram ontem a se enfrentar no segundo turno das eleições francesas, e, como em 2017, o centrista venceu a disputa contra a ultradireitista.

    Primeiro presidente reeleito desde 2002, ele obteve 58,55% dos votos. Le Pen reconheceu a derrota, mas comemorou o próprio desempenho: ela obteve 41,45%, cerca de 12 milhões de votos, o melhor resultado da extrema-direita na história da França. Mesmo assim, a reeleição de Macron foi recebida com alívio pela comunidade internacional, uma vez que Le Pen é eurocética, crítica da Otan e tem fortes laços com o russo Vladimir Putin.

    Líderes como os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, não esperaram o resultado oficial para cumprimentar o presidente reeleito.

    Macron sabe que tem nas mãos um país divido e, em seu discurso de vitória, procurou construir pontes. Agradeceu aos eleitores de esquerda que migraram para sua candidatura, mas acenou também aos apoiadores da adversária.

    “De agora em diante, não sou mais o candidato de um campo, mas sim o presidente de todos”, disse ele, aos pés da Torre Eiffel. O presidente pediu que o público não vaiasse quando citou Le Pen e prometeu que os próximos cinco anos não serão uma mera continuidade de seu mandato atual.

    Redação com Meio

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL