Uma obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Rondonópolis, localizada na Avenida Dom Pedro II, esquina com a Travessa Paulo VI, no bairro Santa Cruz, tem sido alvo de inúmeras reclamações e polêmicas. A intervenção, que aparentemente visava escoar água da chuva, resultou na abertura de uma vala no meio da avenida, causando transtornos significativos para os motoristas.
Diversos veículos sofreram danos ao baterem bruscamente o assoalho contra a vala, quase resultando em acidentes graves. Devido à pressão popular e aos riscos evidentes, a obra foi rapidamente retirada e desfeita, gerando ainda mais indignação entre os moradores.
O candidato a vereador Rudy Patriota(PL) recebeu várias reclamações sobre a situação e decidiu denunciar a obra ao Ministério Público (MP). Em sua denúncia, Rudy destacou a desproporcionalidade da intervenção em comparação com padrões observados em outros municípios do país. “Chamou atenção pela grande irresponsabilidade dos entes públicos que idealizaram a sua construção”, afirmou.
Segundo o documento encaminhado por Rudy, tanto a Prefeitura quanto a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER) se recusaram a fornecer o contrato que autorizou a construção da vala e a autorização para o seu desfazimento. “A obra foi entregue e, em poucas horas, desfeita, evidenciando assim o desperdício de dinheiro público. Isso tem que ter fim em Rondonópolis”, declarou o indignado candidato.
O documento protocolado solicita a abertura de um inquérito civil público por parte do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) para investigar a ação do secretário de infraestrutura do município, do responsável técnico da CODER e do prefeito municipal. Além disso, pede a intimação dos responsáveis para disponibilizar no portal da transparência o contrato e a autorização para o desfazimento da obra, bem como prestar esclarecimentos. Caso a investigação encontre indícios de irregularidades, será ajuizada uma ação civil pública visando o ressarcimento ao erário por parte dos responsáveis.