domingo, fevereiro 25, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Comerciantes e moradores fazem mobilização contra fechamento da MT-251 em Chapada dos Guimarães

    Comerciantes, guias de turismo e moradores se reuniram na manhã deste domingo (14), no Bairro Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, para uma mobilização contra o fechamento da MT-25, na região do Portão do Inferno. O trânsito na rodovia está sendo interrompido para realização de serviços de contenção emergencial dos deslizamentos de terra, informou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

    A região possui cerca de 130 milhões de anos, mas essa é a primeira vez que entra em estado crítico e bloqueia a estrada.

    Uma das principais reclamações dos moradores e comerciantes da cidade é de não terem sido ouvidos pelas autoridades antes da decisão de fechamento da MT-251, após sucessivos episódios de desmoronamento no Portão do Inferno.

    O prefeito de Chapada, Osmar Froner e o deputado estadual Wilson Santos também estiveram presentes durante o ato.

    Durante a mobilização, o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, afirmou que está ao lado dos cidadãos que pedem pela liberação da pista, já que, segundo ele, a estrada é essencial para a economia e desenvolvimento da cidade.

    O professor de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn, disse em entrevista ao g1 que a queda de pequenos blocos em um curto período de tempo pode indicar que maiores desmoronamentos estão por vir e que, inclusive, é necessário que haja uma equipe técnica permanente no local para lidar com a gravidade do caso.

    Fotógrafo mato-grossense mostra desmoronamento em um dos paredões de Chapada dos Guimarães — Foto: Luzo Reis

    Ainda durante a reunião deste domingo, Froner afirmou que pedirá ao Governo do Estado, nesta segunda-feira (15), a criação de um Comitê Gestor de Risco, formado por representantes dos setores de comércio e turismo de Chapada, além de órgãos técnicos e governamentais, para acompanhar o assunto.

    Enquanto isso, o deputado Wilson Santos disse que pedirá a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para que o tema seja discutido de forma ampla.

    🚌Trânsito

    🚩 Por determinação do governo do estado, o tráfego na região do Portão do Inferno , na MT-251, mais conhecida como “Estrada de Chapada”, está sendo interrompido, das 8h às 14h, todos os dias até a conclusão de obras de contenção emergencial no local, de acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

    O tráfego de veículos leves na rodovia leva em consideração as condições meteorológicas. Em caso de chuva, o trecho é interditado imediatamente.

    Está proibida a passagem de veículos como:

    • Micro-ônibus
    • Ônibus, incluindo de viagem
    • Reboque ou semi-reboque
    • Caminhão
    • Caminhonete transportando carga, exceto bagagem
    • Caminhão-trator
    • Motor-casa
    • Veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros
    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL