segunda-feira, julho 22, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Aylon agradece apoio do Comitê de Trânsito ao projeto do Transporte Público Gratuito em Rondonópolis

    O vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) e pré-candidato a prefeito de Rondonópolis recebeu com muita empolgação a notícia de que o Comitê Pró-Travessia Urbana, Ferrovia, Transporte e Trânsito, formado por lideranças comunitárias de várias regiões do município, é a favor do transporte coletivo gratuito. 

    O projeto idealizado há vários meses, pelo atual presidente do PSD municipal, apresentado recentemente em entrevista a uma rádio cuiabana faz parte dos projetos que compõem um plano para Rondonópolis Centenária. “Fico muito feliz com isso e agradeço a adesão da população a essa nossa ideia. O fato do comitê ter se posicionado a favor desse projeto é um bom sinal. O indicativo que teremos o apoio técnico e que a nossa mensagem chegou à ponta e que teremos a adesão da população. Estaremos sempre trabalhando, com o pé no presente, mas de olho no futuro”. 

    Aylon lembra que já encomendou estudos para viabilidade do transporte coletivo de graça para os trabalhadores, que deve impactar na vida de mais de 40 mil pessoas. “O que precisamos neste momento é união de todas as categorias para discutir com a sociedade através reuniões e audiências públicas e viabilizar o quanto antes esse benefício que vai mudar a vida de milhares de rondondonopolitanos”. 

    O líder político lembra mais uma vez que a tarifa zero representa menos veículos no quadrilátero central da cidade, diminuição de acidentes, redução dos gastos com pacientes vítimas de acidentes de trânsito e aumento do poder aquisitivo do trabalhador. “De acordo com informações que recebemos de outros municípios que já fizeram essa implantação, o assalariado consegue economizar até 20% da sua renda, com transporte gratuito. Ou seja, se a pessoa ganha R$ 1.302 (salário mínimo) vai economizar mais de R$ 260,00. O dinheiro é suficiente para comprar um botijão de gás e uma cesta de alimentos”, completa. 

    *Tarifa zero*

    Atualmente 96 cidades brasileiras já implantaram a tarifa zero no transporte coletivo. Deste montante apenas 9 já possuem população acima dos 200 mil habitantes. No Centro-Oeste brasileiro os municípios com transporte de graça são: Aruanã-GO, Anicuns-GO, Costa Rica-MS e Goiás-GO. Os dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

    *Frota*

    Segundo dados do IBGE, Rondonópolis possui a segunda maior frota de veículos do Estado. São quase 208 mil veículos circulando por ruas e avenidas. Destes 81.649 são de motos e motonetas e outros 90 mil são de carros e caminhonetes. Os veículos citados representam mais de 90% dos registros de acidentes de trânsito diários na cidade.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL