terça-feira, junho 25, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Soluções Open Finance aceleram as oportunidades de negócios

    O Brasil fechou o primeiro semestre com 24 milhões de clientes únicos e 37 milhões de consentimentos de compartilhamentos de dados ativos no Open Finance, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Com o objetivo de impulsionar ainda mais a adesão de instituições dos setores financeiro, de seguros e de varejo neste ecossistema, a GFT aprimorou as suas soluções buscando resolver as principais dificuldades relacionadas ao processo.

    Com isso, é possível reduzir o time to market de 12 meses para até 12 semanas, contando todo o tempo de implantação, em um ambiente multicliente que permite o processamento de até 10 mil transações simultâneas.

    A GFT Technologies participou da implantação do Open Finance no Brasil, junto ao Banco Central (desde o acompanhamento nas fases iniciais do Open Banking e entrada do Pix). Em parceria com a AWS, a abordagem utilizada é direcionada aos seguintes desafios das organizações:

    • Custos e prazos de implementação;
    • Nível de segurança da informação (com padrão API internacional);
    • Infraestrutura de TI;
    • Interpretação e acompanhamento dos aspectos regulatórios;
    • Alocação de time especializado dedicado.

    Como? Com o uso do GO!BaaS – GFT Open Business as a Service – que acompanha toda a jornada do ecossistema Open. A plataforma possui certificações como WebHook, ITP e a Competência de Segurança AWS, incluindo a GFT em um grupo global de 158 parceiros reconhecidos pela provedora de serviços.

    Também fazem parte da suíte GO!BaaS os seguinte módulos:

    • GO!Quality: voltado para a integração entre instituições financeiras e órgãos reguladores ao validar os dados trocados, a partir da inserção em um sistema e extração de valor, com antecipação de eventuais ajustes;
    • GO!Client: plataforma SaaS baseada em Salesforce. Voltada para integração de dados, oportunidades de conversão e retenção de leads;
    • GO!Dash: solução modular de BI e AI. O módulo analisa o cenário de compartilhamento de dados pessoais dos clientes entre instituições com foco na gestão.

    As organizações também contam com o Centro de Excelência (CoE) global da GFT, focado na antecipação dos prazos de entrega e modularização das etapas.

    Segurança no tráfego de informações e cumprimento dos requisitos da LGPD

    Outro aspecto abrangido é a questão regulatória, baseada no cumprimento dos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As soluções da GFT seguem as regras de proteção e criptografia, identificação e apontamento de responsabilidades, entre outras funcionalidades voltadas para a segurança no tráfego de informações financeiras. A estrutura integrada de APIs homologadas ajuda a acelerar a viabilização de todo o sistema de forma unificada.

    “Ao resolver antecipadamente os itens regulatórios, que estão em constante mudança e exigem tempo, as empresas podem focar em suas estratégias de negócio. As possibilidades do Open Finance vão além das instituições financeiras. Significa a integração de toda a cadeia de pagamentos e transações comerciais, até mesmo no âmbito global”, analisa Sérgio Favarin, Vice-Presidente de Negócios da GFT Technologies.

    No Brasil, a GFT já possui casos de implantação em empresas dos setores bancário e de seguros. E, no exterior, também possui uma implantação concluída em um banco israelense. Embora seja um ecossistema B2B, os usuários também se beneficiarão dos seus dados compartilhados entre os bancos. Clientes de um determinado banco poderão realizar transações em sua plataforma, por exemplo, utilizando o saldo e o limite da conta de um outro banco.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL