domingo, abril 28, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Reciclagem de resíduos sólidos será destaque em painel do 34º Encontro Técnico

    Reciclagem de resíduos sólidos será um dos temas de destaque durante o 34º Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023, uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp. Os eventos acontecerão entre os dias 3 e 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

    O painel “Reciclagem de resíduos sólidos – triagem manual e mecanizada, cenário atual e o que há para superar” será realizado das 16h40 às 17h do dia 03 de outubro, terça-feira, na sala Cantareira 2.

    A triagem dos resíduos sólidos tem um papel importante no processo de reciclagem dos resíduos, assegurando que eles sejam reutilizados ou transformados em novos materiais. Com o compromisso de ampliar a coleta seletiva no município de São Paulo, foram desenvolvidas centrais mecanizada de triagem de resíduos recicláveis, no entanto, a triagem manual ainda ocorre, no âmbito das cooperativas de catadores. Neste contexto, será apresentado o cenário atual, as perspectivas futuras para o setor e o que há para superar.

    A coordenadora do painel, Alzira Garcia, presidente da Associação dos Especialistas em Saneamento – AESAN e membro da Comissão Organizadora do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023, explica que a triagem é um processo que viabiliza a separação dos resíduos sólidos urbanos para o reaproveitamento de materiais recicláveis como papel, plástico, metal e vidro, materiais que poderiam ir diretamente para o aterro sanitário. Assim, quanto melhor for a separação dos resíduos, maior o seu valor agregado na comercialização, atribuindo principalmente maior eficiência e qualidade ao processo de reciclagem.

    “O manejo de resíduos sólidos é um dos quatro pilares do saneamento básico e, de acordo com o Marco Legal do Saneamento, está prevista a universalização até 2033. Assim, neste painel, buscaremos obter um melhor entendimento da perspectiva de implantação de inovações tecnológicas e avanços nas atividades de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, considerando os aspectos sociais das cooperativas de catadores, que utilizam atividades tradicionais de triagem”, adianta Alzira.

    A coordenadora enfatiza que a triagem assegura que os resíduos sejam reutilizados ou transformados em novos materiais, reduzindo o fluxo de resíduos aos aterros sanitários, contribuindo para que haja uma maior preservação dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida. “A separação mecanizada utiliza equipamentos que possibilitam que a triagem seja mais específica, permitindo separar uma quantidade de materiais recicláveis bem maiores do que por meio da separação manual, processo que por vez pode apresentar esteiras com velocidades inadequadas para catação manual, interferindo na qualidade final do material triado”, detalha também. Alzira reforça a importância dos painelistas, representando suas respectivas associações e empresas, “que nos apresentarão pontos relevantes para um melhor entendimento do cenário de gerenciamento de resíduos sólidos quanto à mecanização face ao trabalho manual dos catadores”.

    Vitrine e ponto de encontro

    O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o futuro da vida no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

    Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.

    Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

    A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental.

    A programação completa pode ser acessada neste link: https://fenasan.com.br/programacao/

    Serviço

    34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – de 3 a 5 de outubro

    Painel “Reciclagem de resíduos sólidos – triagem manual e mecanizada, cenário atual e o que há para superar”

    Quando: dia 3 de outubro, das 16h40 às 17h – Sala Cantareira 2.

    Onde: Sala Cantareira 5, Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital

    Visitação às feiras: gratuita

    Mais informações e inscrições: https://fenasan.com.br/

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL