quarta-feira, julho 24, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Errata: Cursos de Pós-Graduação registram alta de alunos

    A matéria enviada anteriormente continha um erro nos dados apresentados. Segue a versão corrigida:

    O setor de cursos de pós-graduação no Brasil vem apresentando um cenário de crescimento nos últimos anos. Segundo dados referentes ao final de 2021, fornecidos pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), o país conta com um total de 405.174 estudantes matriculados e titulados em programas de pós-graduação, distribuídos entre diferentes modalidades. Do número total, 145.422 são estudantes de mestrado acadêmico (com 45.359 titulados); 131.832, de doutorado acadêmico (20.671 titulados); 46.611, de mestrado profissional (13.943 titulados); e 1.324, de doutorado profissional (12 titulados). 

    No comparativo dos indicadores entre 1998 e 2021, houve um aumento de 272,5% na oferta de cursos de pós-graduação no país. As áreas que se destacam com maior número de programas de mestrado e doutorado são as de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. 

    Em relação à distribuição regional dos pós-graduandos, a região Sudeste concentra a maior parcela de estudantes matriculados e titulados ao término de 2021, com 188.851 alunos de mestrado e doutorado. Já na região Norte, o contingente é menor, com 45.388 alunos matriculados e titulados.

    Dentre os estados, São Paulo se destaca como o principal polo de cursos de pós-graduação do país, abrigando 92.050 alunos matriculados e titulados em cursos de mestrado e doutorado ao final de 2021.

    Segundo o diretor geral da faculdade EBRAMEC, Reginaldo Filho, atualmente muitos alunos ainda na graduação já seguem com seu curso vislumbrando a possibilidade de seguir para uma pós-graduação. “Isso se dá em grande parte pelo fato de que profissionais com pós-graduação têm uma possibilidade de ganhos maiores que aqueles sem”, avalia.

    Para o diretor, um outro detalhe também a ser considerado é que com o crescimento contínuo de conhecimento relacionado a todas as profissões, apenas o período na graduação pode não suprir as necessidades dos futuros profissionais que acabam tendo que buscar por aprimoramentos ou aprofundamentos nos cursos de pós.

    “Desta forma, o cenário para a oferta de cursos de pós-graduação é bastante interessante e promissor, onde diferentes instituições de ensino têm se esforçado em oferecer novas alternativas e possibilidades aos graduados, o que também permite aos graduados novas e variadas opções para eleger”, acrescenta.

    Reginaldo Filho acredita que os números de pós-graduações e de interessados nestes cursos aumentam na medida em que novos conhecimentos são necessários para uma formação mais completa do futuro profissional. “Além do fato de que diferentes estudos apontam que os profissionais com pós-graduações tendem a ter ganhos superiores”, garante.

    Para o diretor da EBRAMEC, a expectativa é que o mercado continue aquecido e que ainda mais cursos sejam ofertados, nas mais diversas áreas, visto que novos conhecimentos continuam a ser gerados diariamente. “Os profissionais devem estar atentos para eleger as melhores opções, destacadamente através de instituições sérias que seguem as normas do MEC e não apenas locais que oferecem certificações, para que a sua formação continuada possa refletir na melhora em sua atuação profissional”, finaliza.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL