sábado, abril 27, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Pavimento de concreto é opção para o setor da construção

    O pavimento urbano de concreto como alternativa para o setor da construção será tema do 2º Seminário sobre Pavimentos Urbanos de Concreto, com curadoria da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem). O evento integra a programação do Congresso Construindo Conhecimento, uma das atrações do Concrete Show, que acontece de de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. 

    Além de tratar dos benefícios e vantagens, o evento contará a participação dos usuários, com empresas e órgãos públicos no país, que aceitaram a ideia e investiram no concreto como solução para os pavimentos.

    “Essa empresas estarão no evento contando como é essa experiência e os resultados. Também teremos a apresentação de um case internacional sobre o uso de pavimentos urbanos de concreto, que é Barranquilha, cidade colombiana em que 90% das vias urbanas são feitas de pavimentos de concreto”, diz Lopes.

    Constam também da programação do Seminário o case URBA, de Campinas (SP), o case Piracaia/Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, case Tecol, de Araçatuba, um painel sobre a Importância do Projeto Estrutural na Execução e Eficiência do PUC, entre outros assuntos. 

    Durabilidade e baixa manutenção – Entre as vantagens dos pavimentos urbanos de concretos, Lopes enumera algumas: contribuir para a redução da temperatura ambiente; promover a economia de energia elétrica; reduzir os custos; resistência às deformações; apresentar mais competitividade a longo prazo; garantir projetos muito mais precisos; maior resistência à abrasão; apresentar alta taxa de segurança; apresentar um alto desempenho e durabilidade; e reduzir o impacto ambiental. “Além disso, o pavimento de concreto emite menos CO2, reduz o espaço de frenagem e melhora a visibilidade noturna devido à coloração mais clara”, destaca.

    Entre as razões para a baixa utilização do concreto como opção de pavimento urbano no Brasil estão visões pouco atualizadas sobre custos da escolha. “No passado, havia uma questão de competitividade no sistema. Quando se considerava toda a vida útil de um pavimento de concreto, este era muito vantajoso em relação às opções para pavimentação, como o asfalto. Mas, com relação ao investimento inicial, o concreto era mais caro. Entretanto, novas tecnologias desenvolvidas lá fora, tanto em sistemas construtivos como em materiais e em modelos de cálculo, equiparam o pavimento de concreto, no momento da tomada de decisão, a outras opções de pavimento flexível”, argumenta Lopes. Ainda segundo ele: “Quando se considera a vida útil do pavimento de concreto, que supera os 20 anos sem manutenção, aí, sim, ele é a opção mais interessante, com vantagens em termos financeiros, de durabilidade e baixa manutenção”. 

    Um dos objetivos de Lopes com o Seminário de Pavimentos Urbanos de Concreto é evidenciar as vantagens dessa opção construtiva e elucidar dúvidas quanto à utilização. “Queremos incrementar o conhecimento em torno das vantagens do concreto e, assim, ampliar a aceitação do uso do concreto em pavimentos. A partir do momento em que se adquire conhecimento é possível ter um modelo de comparação e fica evidente, então, a praticidade, a rapidez e a facilidade da colocação do PUC, uma vez que não são necessários grandes equipamentos para isso. Queremos, também, evidenciar para os investidores, as questões de sustentabilidade que o pavimento de concreto tem em relação a outras opções”, disse.  

    Na visão de Lopes, os investimentos públicos anunciados em melhorias na infraestrutura de transportes no país podem ser uma via de entrada mais sólida do pavimento de concreto, uma vez que este se aplica a qualquer tipo de estrutura. “Temos encontrado uma abertura e interesse em loteamentos abertos e fechados. Esse público é mais receptivo a essas vantagens. Temos conseguido romper barreiras nesses segmentos”, avalia.  

    As inscrições para o seminário da ABESC e os outros eventos de conteúdo que acontecem durante o Congresso Construindo Conhecimento no Concrete Show podem ser feitas no site do evento. 

     

     

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL