sábado, fevereiro 24, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Minas Gerais tem valorização de terrenos urbanos

    Os terrenos urbanos em Minas Gerais têm sido valorizados nos últimos anos, devido aos novos hábitos dos brasileiros adquiridos durante a pandemia de covid-19, e provocaram mudanças nas características dos imóveis procurados na região, é o que revela uma pesquisa realizada pela DataZAP+, empresa de inteligência de dados imobiliários.

    Na época da pandemia, o mercado imobiliário no Brasil bateu recorde de crescimento, diferentemente de outros setores, devido ao pacote de estímulos do governo para movimentar a economia – que garantiram juros mais baixos e crédito de financiamento mais acessível. Mas não foi apenas o percentual de vendas dos imóveis prontos para serem ocupados que apresentou aumento, a pandemia também reaqueceu o mercado de loteamentos de terrenos pelo país.

    Por se tratar de um bem durável, com grande chance de rentabilidade, a aquisição de terrenos e lotes se reafirmou como uma das maneiras mais democráticas de investimento. Neste contexto, o estado de Minas Gerais apresenta uma série de vantagens para os compradores que vislumbram construir um novo lar para a família ou optam por investir em um lote na região. Quem escolhe a cidade de Contagem, segundo informações da Match Imob, faz uma excelente opção, pois há um alto potencial de valorização. “Isso porque, com uma localização estratégica e uma grande oferta de terrenos, Contagem vem se destacando como uma das cidades mais promissoras da região metropolitana de Belo Horizonte”, justifica o CEO da empresa, Mayron César.

    Mas, o que torna o estado tão atrativo?

    Além de liderar a lista dos maiores estados do Brasil, atrás apenas do Amazonas, Pará e Mato Grosso, Minas Gerais é o segundo mais populoso e o que tem maior número de municípios em seu território, ao todo são 853. Com uma extensão de 586.522,122 km², à critério de comparação, seria possível colocar um país como a Espanha dentro de suas divisas.

    De acordo com a mais recente estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do estado é de mais de 21 milhões de habitantes, sendo reconhecido também por sua importância como destino turístico e para a preservação do patrimônio histórico brasileiro. 

    Densidade demográfica

    Apesar de reunir números expressivos em extensão territorial, população e quantidade de municípios, Minas Gerais apresenta uma densidade demográfica de 33,41 hab/km². Ou seja, trata-se de um estado com poucas cidades de grande porte, tornando possível que os loteamentos ofereçam proximidade dos centros urbanos sem, necessariamente, exigir que os moradores residam em lugares de difícil acesso e com trânsito elevado. 

    Interesse por imóveis de luxo avança no estado

    De acordo com a Abrainc, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o mercado imobiliário de alto padrão está entre os mais promissores do Brasil para este ano. Para o presidente da Associação, Luiz França, em entrevista ao caderno Estadão Imóveis: “Os segmentos de Alto Padrão, Luxo e Super Luxo também chamam a atenção pelos resultados, já que demonstraram ser produtos atrativos, já que os interessados veem mais vantagens em relação às aplicações financeiras tradicionais”. Ainda de acordo com a sua análise, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão entre os principais mercados desse segmento.

    Desenvolvimento local e qualidade de vida

    Outro fator preponderante para a explosão de buscas por terrenos nas cidades mineiras é a preservação de uma característica diretamente ligada à qualidade de vida: centralidade mesmo em áreas mais distantes. Com o desenvolvimento local, as pessoas que optarem por construir seus imóveis na região metropolitana ou fora das capitais não estarão obrigadas a circular pelos grandes centros urbanos para trabalhar ou utilizar serviços essenciais, como saúde, transporte e educação.

    Procura por mais espaço 

    Há três anos, o coronavírus foi caracterizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, termo que se refere à sua distribuição demográfica e não à sua gravidade. De lá para cá, os hábitos de moradia foram sendo alterados e a valorização das casas com espaço amplo ganhou forças. Isso fez com que um mercado despontasse: o da aquisição de uma segunda residência ou a troca de apartamentos e imóveis sem área ao ar livre por opções que proporcionassem maior liberdade, ainda que do lado de dentro.

    Os desafios para o mercado imobiliário em 2023

    O ano passado foi mais atribulado para o mercado imobiliário de todo o Brasil, inclusive o de Minas Gerais, principalmente por conta de fatores externos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, novas variantes do coronavírus circulando pelo mundo e as incertezas do cenário eleitoral. 

    De modo geral, a expectativa para este segundo semestre de 2023 é de que as primeiras medidas do Governo Federal comecem a surtir efeito, inclusive com queda da taxa de juros, que é um balizador de diversos ativos no mercado financeiro, ajudando a alavancar os índices do setor e permitindo que o segmento de loteamentos continue a ser uma opção rentável a médio e longo prazos.

    Fique atento no que valoriza

    Um terreno bem localizado é um dos motivos que podem valorizar o lote, por isso, a área onde o terreno está localizado influencia diretamente na sua valorização. O recomendado, então, é evitar terrenos desnivelados. “Isso porque terrenos com riscos de desabamento ou que estejam em localizações perigosas obviamente desvalorizam o local. Esse fator perpassa diretamente sobre a valorização de um lote”, explica Mayron César, CEO da Match Imob.

    Além disso, o empresário também afirma que segurança também é um dos atributos mais procurados por aqueles que desejam ter uma vida mais estável e confortável. É por isso que um loteamento também deve oferecer este quesito para os seus clientes. De acordo com dados da Match Imob, é importante que um loteamento seja bem iluminado e que conte com um patrulhamento constante para que ele seja bem valorizado.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL