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    Segmento capilar impulsiona empresas e investidores

    O segmento de tratamento capilar tem chamado a atenção de startups, multinacionais e investidores que preveem um futuro promissor de crescimento no setor. Essa perspectiva pode ser vislumbrada nos dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), destacando que no primeiro semestre de 2023 a categoria de produtos para cabelos está entre as principais exportações do setor com um aumento de 6,8% de 2022 para 2023, sendo responsável por um montante de US$ 95,5 milhões em exportação

    Esse crescimento experimentado pelo setor pode ter relação com a mudança no comportamento do consumidor, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar dos cabelos, buscando produtos que não apenas melhorem a aparência, mas também promovam a saúde do couro cabeludo e a qualidade dos fios. Além disso, a crescente influência das mídias sociais e das celebridades também pode estar impulsionando a busca por estilos e tendências capilares, elevando a demanda por produtos de qualidade.

    Outros fatores que podem ter contribuído para a expansão desse mercado são a disponibilidade de produtos e serviços a preços mais acessíveis e a tendência crescente em direção a produtos naturais e livres de químicas agressivas, pois a conscientização sobre os danos causados por substâncias sintéticas tem levado os consumidores a buscarem alternativas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente como é o caso da Royal Drop, especializada em cosméticos veganos para crescimento e fortalecimento capilar. 

    A empresa, com sede no estado do Espírito Santo, é uma startup que tem conquistado investidores e foi selecionada pelo Grupo Boticário para ser acelerada no projeto desenvolvido pela multinacional para auxiliar empresas na exploração de novos mercados a partir da experiência em varejo e beleza. 

    Além do Grupo Boticário, investidores, como o fundador da Wine, ecommerce de vinhos do Brasil, Rogério Salume, e Brunella Bumachar, fundadora do Centro Universitário Multivix e investidora de startups, como a R-Crio, de Campinas (SP), também são os novos sócios da marca.

    Rogério Salume destaca a aposta no crescimento do mercado e da marca. “O mercado endereçável é muito grande no mundo todo. Além disso, vi a capacidade de entrega da Royal Drop, liderada por profissionais que atendem a milhares de pessoas”, destacou Salume. 

    Brunella Bumachar ressalta que o interesse em ser sócia se deu a partir da preocupação da marca com os resultados. “Vi de perto o quanto os profissionais se preocupam com os testes no desenvolvimento dos produtos e tive o interesse em testar nos meus próprios cabelos”, ressalta a empresária.

    Atualmente, a empresa conta com quatro produtos: tônico, voltado para a saúde do couro cabeludo e crescimento dos fios, o shampoo esfoliante para preparação e limpeza, a máscara para cílios e sobrancelhas e o suplemento alimentar, tendo já outros produtos em fase de estudos e desenvolvimento. De acordo com a empresária Celina Lievori, “todos são veganos, contam com ativos naturais, aprovados pela Anvisa e atendem aos requisitos de clean beauty (beleza limpa), livre de ingredientes tóxicos à saúde e ao meio ambiente.”

    Inovação 

    As startups que abraçaram o cenário promissor de tratamento capilar, como a Royal Drop, desenvolveram linhas de produtos diferenciados atendendo a demanda do mercado com linhas mais naturais e consciência ambiental, mostrando um diferencial atrativo. 

    A adoção de uma abordagem vegana em seus produtos tem atraído um público cada vez mais consciente, que valoriza a qualidade, a responsabilidade ambiental e a personalização dos cuidados com os cabelos como a “Skinificação” que adota rotinas de aplicação e  ingredientes na formulação de produtos de cuidado capilar (haircare) inspirados nos produtos de cuidados da pele (skincare). 

    De acordo com a CPO e farmacêutica da Royal Drop, Liliany Zampiroli, os consumidores compreenderam que cabelos saudáveis são o resultado de um couro cabeludo saudável. “O consumidor já entendeu o cuidado com o couro cabeludo como uma extensão de sua rotina de cuidados com a pele e está cada vez mais atento à qualidade dos produtos que utiliza. Desde o início da formulação dos nossos produtos demos foco à saúde integral capilar, com ingredientes nanotecnológicos, que tratassem de dentro para fora”, destacou Liliany.

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