domingo, fevereiro 25, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Barbieri do Brasil constrói primeira casa em comunidade

    A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, acaba de entregar a primeira casa de seu projeto em comunidades no país. O projeto beneficiou a família da Dona Denise, que mora com cinco familiares em situação de vulnerabilidade na comunidade do Bonfim em Almirante Tamandaré, no Paraná.

    A moradia era típica de uma comunidade humilde do Brasil – uma casa simples, frágil e com necessidades vitais para um lar digno e foi selecionada com base em critérios de vulnerabilidade, por meio de um cadastramento realizado. O trabalho que teve início na Argentina, vem ganhando corpo e se tornando realidade no Brasil.

    “Nós já havíamos construído sedes comunitárias em algumas regiões do país, como na comunidade Fazendinha, em Osasco, São Paulo, e agora tivemos a oportunidade de construir a primeira casa com a tecnologia em steel framing em uma comunidade. O projeto é norteado pelo que chamamos de “Construir com Propósito”, ligado à nossa missão de triplo impacto, com três eixos guias: a democratização do habitat, democratização do conhecimento e a contribuição para a comunidade. A parceria com a TETO Brasil vem dando resultados e a tendência é evoluirmos para construção de futuras moradias populares no país”, explica Carlos Augusto Amaral, coordenador de marketing da Barbieri do Brasil.

    O steel framing é uma tecnologia que permite uma construção sustentável, beneficiando toda a cadeia que compõe uma obra; desde o arquiteto ao consumidor final. Atrelado a isso, coloca-se como uma opção na solução do enorme déficit habitacional que existe  no Brasil. “Nós vamos posicionar o steel framing como uma alternativa acessível para as comunidades no país É um longo caminho, de muito trabalho. A ideia é dar continuidade ao projeto e fazer com que as pessoas comecem a pensar em uma construção mais durável, mais resistente, substituir a madeira por outros materiais. Nosso objetivo é ajudar a reduzir esse déficit com moradias mais confortáveis, resistentes e sustentáveis para a população”, diz Carlos.

    A TETO Brasil é uma Organização não governamental que realiza inúmeras construções emergenciais em comunidades no país e já ajudou milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil e na América Latina, em projetos comunitários como ferramenta para o desenvolvimento de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. A parceria com a Barbieri do Brasil é inovadora e foi desenhada para a realidade das comunidades brasileiras. “Queremos levar o melhor da inteligência construtiva às comunidades no país e a Barbieri, que é nossa parceira desde 2021, é a grande empresa nesse projeto entrando com sua tecnologia para transformar a vida das pessoas”, explica Ygor Santos Melo, gerente nacional da TETO Brasil.

    O trabalho exigiu uma quantidade significativa de detalhes e pessoas envolvidas, foram um total de 40 voluntários da TETO Brasil entre os dias de obras e os trabalhadores e encarregados da Barbieri. “Desde o desenvolvimento do projeto até a conclusão, durou cerca de dois meses, um trabalho em comunhão envolvendo a comunidade, voluntários da TETO e os nossos também. A primeira etapa se iniciou dentro da fábrica da Barbieri, com a nossa máquina exclusiva CB6, que realizou seu primeiro trabalho para este projeto; com perfis personalizados em steel frame próprios para a casa. Depois montamos os painéis em nossa planta e levamos até a comunidade, agilizando o processo. A obra se iniciou com a limpeza do terreno, depois passamos para a fundação com os pilotis, colocação dos painéis e por fim o telhado. Todo o processo até a entrega final, que resultou em uma morada digna e sustentável para a família”, explica Bruno Silva, técnico de projetos Consul Steel Brasil.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL