domingo, abril 28, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Lacuna entre o ensino superior e o mercado de trabalho ainda é desafio

    Diante das constantes mudanças tecnológicas e econômicas, que ocorreram principalmente nos últimos anos em razão da pandemia, as Instituições de Ensino Superior (IES) vêm lidando com o desafio de desenvolver estratégias educacionais que impulsionem a carreira dos estudantes frente às novas exigências do mercado de trabalho. 

    A lacuna entre o conteúdo dos cursos universitários e os conhecimentos valorizados pelas organizações foi uma das questões apontada na 3ª Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, realizada no final de 2021 pelo Instituto Semesp (centro de inteligência da associação de mantenedoras do ensino superior do Brasil) e pela Symplicity (consultoria de mercado de trabalho), com o apoio da Cia de Talentos e do InfoJobs. 

    No levantamento, que reuniu mais de 8.500 estudantes e egressos do ensino superior das redes pública e privada, 43,1% dos ex-alunos ouvidos concordaram, total ou parcialmente, que o curso de graduação está distante da realidade do mercado de trabalho. Entre os profissionais vindos das instituições públicas, esse percentual chegou a 50,3%. Apesar deste resultado, a pesquisa revelou que a maioria dos egressos, sendo 64,6% de IES privadas e 68,3% de faculdades públicas, concorda parcial ou totalmente que o diploma de ensino superior garante melhor empregabilidade. 

    Os graduados pontuaram, ainda, que as instituições de ensino superior poderiam contribuir com algumas ações para que essas dificuldades de inserção fossem atenuadas. Esse papel também cabe a outras entidades e empresas, preocupadas com a qualidade do ensino e com a formação dos estudantes. É o caso do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, órgão responsável por fiscalizar e registrar os profissionais e as empresas na área da Administração. 

    E, para colaborar no debate que visa aproximar as instituições de ensino das empresas empregadoras, o Conselho promoverá, nos próximos dias 26 e 27 de abril, das 9h às 13h, o seu I Fórum Conexão Empregabilidade – Da academia ao mercado. Na programação, dividida entre palestras, entrevistas e painéis, serão abordadas questões como a preparação dos alunos dos cursos de Administração e Gestão para o mercado de trabalho; a importância dos programas de estágio e de trainees; a formação para a nova economia e para a gestão pública; o profissional que o mercado de trabalho deseja; além do papel do CRA-SP na jornada acadêmica dos futuros profissionais.  

    A primeira edição do Fórum contará com a participação de representantes de diversas instituições e empresas. Entre os nomes confirmados estão Deborah Wright, conselheira do Santander Brasil; Marco Castro, sócio-presidente da PwC Brasil; Andrea Matarazzo, administrador com 25 anos de vida pública; Claudia Costin, conselheira do CRA-SP e ex-diretora de educação do Banco Mundial; Edson Sadao, presidente da ANGRAD; Marcela Esteves, diretora de negócios da Robert Half; Tey Yanagawa, sócia-diretora da Cia de Talentos; Luciene Magalhães, head de pessoas da KPMG Brasil; e Mônica Vargas, superintendente nacional de operações e atendimento do CIEE, além de outros especialistas convidados.

    O evento, on-line e gratuito, será transmitido pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e tem como público-alvo gestores, reitores, diretores, coordenadores e professores dos cursos de Administração ou Gestão de nível superior, mas é aberto a qualquer interessado. Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site do CRA-SP

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL